Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Editando blogs: como achar imagens legais para seus posts

Saiba como achar imagens legais para seu blogVárias vezes me deparei com isso: acesso um blog e leio um texto muito bem feito, mas, para ilustrar melhor o assunto, o autor colocou uma imagem que pouco tinha a ver com o tema ou era esquisita, estourada (quando aumentam demais uma imagem de baixa resolução e ela fica “pixelada”) ou ainda, tinha alguma marca d’água de algum iStock da vida. Uma imagem feia não tira a qualidade do texto, mas destoa do restante do blog e não completa o “clima” que o blogueiro quer dar ao leitor. Então, como achar imagens legais para o blog?

Técnica ninja de achar imagem legal para post

Às vezes o caminho mais óbvio é o mais eficiente. Não nesse caso.

Se você está procurando imagens para um artigo sobre redes sociais, qual é o processo mais lógico? Ir para a busca por imagens no Google e digitar “redes sociais”, certo? Sim, certo. Acontece que a maioria dos bloggers faz isso. Considerando também que a lei do menor esforço impera no Brasil varonil, então é de se esperar que a maioria pegue a primeira imagem bonitinha que aparece na busca.

Evite isso pesquisando imagens em outros idiomas. Tente pesquisar “social media” ao invés de redes sociais. Verá que aparecerão muitas outras opções. Pesquise em francês e espanhol também. Fuja da preguiça e da mesmice.

Impacto vale um bocado

Você também não precisa se resumir a uma imagem que reflita exatamente o que diz o texto. Um artigo com título “Comerciantes aflitos com nova lei”, no lugar da imagem de um senhor com a mão na cabeça, coloque uma imagem de alguém gritando desesperadamente. Selecione várias imagens e escolha a de maior impacto.

Fonte da imagem

Essa parte é mais delicada. Como saber a fonte certa de uma imagem?

Eu uso o pouco de bom senso que ainda me resta. Se eu percebo que a imagem pescada claramente não pertence àquela fonte e já até foi usada por outros sites, não me preocupo muito com a fonte. Se vejo que a imagem parece ser original daquele site ou se é de algum banco de imagens aberto, como alguns perfis no Picasa e Photobucket, então cito a fonte e coloco um link para o local de onde tirei.

Imagem é tudo, já dizia um comercial aí. Colocar uma boa imagem no blog pode melhorar a experiência do leitor no seu blog, além de outras questões de SEO que comentarei em outra ocasião.

Você usa imagens nos posts do seu blog? Como usa? Fala aí nos comments!

Fonte da imagem: Your Digital Life

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

6 Comments

Deixe uma resposta