Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Editando blogs: como lidar quem te esculhamba só pra aparecer?

Que tal colocar uma melancia no pescoço? É uma forma melhor de aparecer!Ter ter algum sucesso e credibilidade na internet? Ok, mas prepare-se: ao conseguir isso correrá o risco de ser atacado por verdadeiros “sangue-sugas do trabalho alheio“. Posso falar sobre isso porque, apesar do relativo sucesso do Ponto Marketing na blogosfera nordestina e nacional, sofremos “ataques” partidos de uma pessoa que, se não fez isso com o claro objetivo de aparecer subindo nas costas do blog, então ela não tem a mínima noção de etiqueta profissional, mesmo se dizendo “profissional” nisso.

Se você tem um bom blog que recebe muitos comentários, deve também receber algumas críticas, e das pesadas. Isso pode tirar sua paciência quando a crítica, ao invés de indicar um possível erro e apontar a correção da melhor forma, vem apenas para dizer que tudo que você teve o maior cuidado de pesquisar, filtrar e digitar é uma besteira feita por um amador sem noção. Se isso tira você do sério, então é como eu: não tem sangue de barata e defende sua opinião quando tal terrorista vem jogar bomba no seu blog só “pra fazer o mal”.

Como lidar com esse tipo de gente?

Complicado, mas é preciso agir. Não fazer nada é mostrar-se um blogueiro apático e sem personalidade.

  1. Analise a situação e seja comedido, pelo menos no começo: se você foi atacado à base de coice, não precisa responder da mesma forma logo de cara. Pode ser que o golpe tenha acontecido porque a pessoa não soube se expressar corretamente. Então, peça maiores esclarecimentos à mesma;
  2. Veja a resposta dada e aja na mesma medida: se o esclarecimento da pessoa foi tão grosso ou pior que o primeiro ataque, seja firme, porém sutil, e mostre a ela que você não é nenhum bobo. Coloque-a em seu devido lugar, que é fora de seu blog, mas usando as palavras certas, sem xingamentos baratos nem grosseria;
  3. Mais ataques? Delete! Não tem porque você manter os repetidos e insistentes ataques do tal meliante, pois é justamente isso que ele quer. Nem você nem seus leitores merecem isso. Liberdade de expressão? Só pra gente educada.

Essa é a forma como tratamos as pessoas que não são leitoras do blog, mas que fazem um grande esforço para, de alguma forma, desqualificar nosso trabalho. Trabalhamos para quem quer participar da livre construção de conhecimento útil na internet. Se você não gosta do nosso trabalho, mas não tem o que acrescentar para fazer com que melhoremos e todos ganhem com isso, mude de canal. Tem uns 2.000.000 de blogs sobre marketing por aí que podem ter o que você está procurando. Trabalhamos conteúdo original, inédito e, principalmente, de personalidade, mas para quem realmente quer ler e participar.

Você já foi recebeu esculhambação sem sentido no seu blog? Como reagiu? Fala pra gente!

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

Deixe uma resposta