Editando blogs: como NÃO divulgar seu blog

Por Gabriel Galvão

Uma boa parte das pessoas que iniciam um blog o fazem para obter sucesso astronômico da noite para o dia. Para isso, usam de clichês, modismos, cópias e uma boa dose de desoriginalidade. Objetivando divulgar o blog para todo sistema solar, cometem excessos que podem fazer o tiro sair pela culatra.

Divulgar seu blog é importante sim, mas, da mesma forma que acontece com toda propaganda de rádio, TV ou jornal que insiste demais e ultrapassa a barreira da conveniência, divulgar usando técnicas pé-no-saco e chateadoras pode transmitir a imagem de um blogueiro que não está nem aí pra qualidade e relacionamento, que quer apenas tráfego, números vazios.

Spam não, muito menos Blog Spam!

Algumas das práticas que eu não recomendo para divulgação de um blog:

  • Spam: Spam sempre é um saco, mas spam de blog me incomoda ainda mais. É ridículo receber mensagens de “Acesse meu blog, tá muito legal, galera!” e coisas do gênero. Pode gerar cliques no início, mas dificilmente gerará tráfego regular e progressivo;
  • DM’s inconvenientes: Ok, você publicou um novo texto no seu blog que você acha que é o melhor texto escrito nos últimos 50 anos. Beleza, mas isso não é o bastante para você sair mandando DM’s no Twitter para todo mundo anunciando seu blog. Deixe que o público ache seu conteúdo ao invés de empurrá-lo goela abaixo;
  • Comentários malditos: pior que pônei rosa em comercial mal feito é comentário mal feito. Não poste comentários em blogs apenas para dizer que você também já falou sobre o assunto daquele texto anteriormente no seu blog, e entupir o comentário de links. Muitos blogs consideram comentários atolados de links como spam e jogam direto na lixeira.

Como forma de prevenção contra trolls, seguem aqui as formas corretas, ao meu ver, de divulgar blogs usando métodos compatíveis com os que citei acima:

  • RSS, newsletter e email marketing: ao invés de mandar emails a torto e a direito, é melhor fornecer no blog um RSS, uma newsletter semanal, quinzenal ou mensal ou também se utilizar de email marketing para divulgar coisas relativas ao seu blog e que são de interesse do seu público. Logicamente, a pessoa deve optar por isso antes de receber, assim como deve ter a opção de interromper o serviço quando ela quiser;
  • DM’s menos inconvenientes: Tá bom, você quer mandar DM’s pra divulgar seu blog? Ok, mas amenize a situação escolhendo 5 ou 6 pessoas com muita influência e seguidores e mande essas benditas DM’s. Dê um espaço de tempo de muitos dias antes de repetir a prática. Continua sendo uma coisa chata, mas alivia um pouco;
  • Comentários construtivos: comentar em outros blogs é uma forma eficiente de criar links, divulgar e se relacionar. Quando for comentar, atente para contribuir para o texto comentado. Fuja do “Legal o texto, parabéns!” ou “Gostei” e escreva algo que seja relevante ao texto. Lembre-se: toda caixa de comentário tem campos para seu nome, email e site ou blog, portanto não há qualquer necessidade de colocar links dentro do texto do comentário.

Antes de trabalhar na divulgação do seu blog, trabalhe na produção de bom conteúdo. Um bom conteúdo se divulga sozinho.

Mais dicas? Clique nos links abaixo e saiba mais.

Como divulgar o seu blog?

Cinco maneiras fáceis de divulgar seu blog sem gastar nada

20 dicas para divulgar seu blog ou site

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

3 comentários

  1. Gabriel,

    Nos últimos meses tenho acompanhado o comportamento de autores na blogosfera, e trivial a atitude e comportamento de grande maioria. Estão sempre linkando os mesmos blogs, abordando os mesmos temas, fechando-se a outros bons blogs de conteúdo relevante.

    No meu blog, infelizmente ainda não posso desabilitar a moderação de comentários, pois é grande o numero de pessoas que tentam fazer do espaço de comentários, um mural de propaganda. Fico triste quando recebo bons comentários, com links apontando para um conteúdo nada relacionado com o artigo do blog, apago na hora.
    Infelizmente essa é uma das leis da internet, onde todos querem destaque, mas poucos buscam com determinação, originalidade e objetividade.

    • Oi, Jadson!

      Aqui no Ponto Marketing optamos por liberar os comentários, mesmo lidando com comentários que vem como spam. O WordPress possui um bom sistema para filtrar comentários inoportunos.

      Grande abraço e parabéns pelo seu blog!

      • Jadson Barbosa disse: -

        Obrigado pela atenção,
        Meu blog, é na plataforma blogger, lá também tem um sistema que detecta os comentários com spam. Mais muitos se acham sabidos e dividem o link para não ser banido, mas eu leio todos os comentários que chegam, e daí faço a típica moderação, não é relevante eu deleto mesmo.

        Abraço, e parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.