Para que (realmente) serve um blog? Veja 5 exemplos

Por Gabriel Galvão

O tema deste post foi inspirado por duas situações:

1ª Várias pessoas acessam este blog utilizando o termo de busca “para que serve um blog” ou frase parecida, então resolvi esclarecer algumas coisas;

2ª Uma das questões que vi perambulando no meu monitoramento do Twitter, que perguntava se os microblogs iriam acabar com os blogs. Na verdade, a resposta é tão absurdamente óbvia que não vale a pena ir direto ao assunto.

Portanto, para começar a conversa, levantemos a questão principal: para que realmente serve um blog?

A resposta: para muitas finalidades, mas vou apenas apontar as mais importantes:

Um blog serve como um diário virtual

Essa forma de utilização dos blogs vem caindo consideravelmente, dando lugar aos microblogs. Resolvi falar dela porque, para os leigos no assunto, essa é a primeira impressão que eles têm dos blogs.

Um blog serve como fonte de informação sobre determinado nicho

Muitos blogueiros estão partindo para esse uso. Escolhem um tema (por exemplo, móveis) e postam regularmente informações sobre esse tema (novidades sobre móveis para escritório, feiras sobre móveis, brechós com móveis raros etc). Quem se dedica e leva isso com seriedade passa a ser uma das referências no assunto, inclusive partindo para a profissionalização.

Um blog serve como ferramenta de comunicação interna

Pela facilidade de postagem de atualizações, seja individualmente ou em grupo, um blog pode servir como um suporte dentro da comunicação interna das empresas, onde as notícias e informativos seriam apresentados através dele, desafogando o site principal da empresa e dando mais dinamismo e interatividade no consumo dessa informação.

Um blog serve como ferramenta de endomarketing

A utilização de um blog para o endomarketing é uma evolução do exemplo anterior. Além de apresentar informativos da empresa, esse mesmo blog pode abrir espaço para a opinião dos funcionários, debates e fóruns sobre determinado aspecto do cotidiano da empresa, entre outros meios de integração colaborador/organização.

Um blog serve como ferramenta de marketing digital

Em complemento ao site principal de uma empresa, um blog pode mostrar um lado mais informal da organização, assim como sua expertise na área e ainda abrir mais um canal de comunicação com seus clientes, que poderão comentar e participar mais eficientemente das atividades da empresa.

Essas são apenas algumas das situações onde um blog é sim a melhor ferramenta de comunicação digital. Se você viu pela Internet algum gurú digital dizer o contrário, por gentileza me mande o link.

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

9 comentários

  1. [...] algum gurú digital dizer o contrário, por gentileza me mande o link. Veja o original em: http://www.pontomarketing.com/blog/para-que-realmente-serve-um-blog-veja-5-exemplos/#ixzz1HQfvk3cK ou nos siga no Twitter: @pontomarketing Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial [...]

  2. Rúbia Andréia disse: - Responder

    Oiee eu gostaria de saber da sua opnião … tenho um texto que eu mesma fiz , relativamente ele é bom e gostaria de saber se vale apena fazer um blog para postar meus textos ? obrigadoo!

    • Oi, Rúbia!

      É claro que vale a pena fazer um blog para os teus textos. Blogs servem para muitas coisas, mas devem servir principalmente para nos divertirmos. Publique seus textos, mostre para os seus amigos, pela a opinião deles e incentive-os a blogar também. Mídias sociais são para nossa diversão.

  3. vitor disse: - Responder

    o meu blog pode ter varios assuntos?

  4. [...] Fonte: www.pontomarketing.com Share this:TwitterFacebookGostar disso:GostoSeja o primeiro a gostar disso [...]

  5. Fernanda disse: - Responder

    quando criamos um blog para a gente tem como colocar videos como o y carly, e que as outras pessoas vejam sem precisarem ir no yotube, e que possam procurar no google pelo nome do proprio blog que me pertence?porfavor responda preciso dessa resposta o mais urgente preciso

  6. geraldo disse: - Responder

    Boa tarde, no blog, pode postar diversas coisas à ser vendidas, por exemplo, tudo que for de artesanatos será que pode ou é proibido por lei.
    Se puder eu gostaria de criar um blog.

  7. Elkiane disse: - Responder

    gostaria de criar um blog, só que quero saber se nesse blog,posso colocar varios assuntos,postar etc…

  8. Elkiane disse: - Responder

    Boa tarde, quero criar um blog,e nele quero postar eventos da minha cidade e expressar minha opinião e que os outros também expresse as suas e fazer propaganda de lojas gostaria de saber se posso,ou se tem alguma lei q não permite.Urgente por favor!

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.


Warning: fopen(/home/pontomar/bkp/wp-config.php) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 20

Warning: filesize() [function.filesize]: stat failed for /home/pontomar/bkp/wp-config.php in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fread(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 22

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: Access denied for user 'pontomar'@'localhost' (using password: NO) in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 43
ss