Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Para que (realmente) serve um blog? Veja 5 exemplos

Por Gabriel Galvão

O tema deste post foi inspirado por duas situações:

1ª Várias pessoas acessam este blog utilizando o termo de busca “para que serve um blog” ou frase parecida, então resolvi esclarecer algumas coisas;

2ª Uma das questões que vi perambulando no meu monitoramento do Twitter, que perguntava se os microblogs iriam acabar com os blogs. Na verdade, a resposta é tão absurdamente óbvia que não vale a pena ir direto ao assunto.

Portanto, para começar a conversa, levantemos a questão principal: para que realmente serve um blog?

A resposta: para muitas finalidades, mas vou apenas apontar as mais importantes:

Um blog serve como um diário virtual

Essa forma de utilização dos blogs vem caindo consideravelmente, dando lugar aos microblogs. Resolvi falar dela porque, para os leigos no assunto, essa é a primeira impressão que eles têm dos blogs.

Um blog serve como fonte de informação sobre determinado nicho

Muitos blogueiros estão partindo para esse uso. Escolhem um tema (por exemplo, móveis) e postam regularmente informações sobre esse tema (novidades sobre móveis para escritório, feiras sobre móveis, brechós com móveis raros etc). Quem se dedica e leva isso com seriedade passa a ser uma das referências no assunto, inclusive partindo para a profissionalização.

Um blog serve como ferramenta de comunicação interna

Pela facilidade de postagem de atualizações, seja individualmente ou em grupo, um blog pode servir como um suporte dentro da comunicação interna das empresas, onde as notícias e informativos seriam apresentados através dele, desafogando o site principal da empresa e dando mais dinamismo e interatividade no consumo dessa informação.

Um blog serve como ferramenta de endomarketing

A utilização de um blog para o endomarketing é uma evolução do exemplo anterior. Além de apresentar informativos da empresa, esse mesmo blog pode abrir espaço para a opinião dos funcionários, debates e fóruns sobre determinado aspecto do cotidiano da empresa, entre outros meios de integração colaborador/organização.

Um blog serve como ferramenta de marketing digital

Em complemento ao site principal de uma empresa, um blog pode mostrar um lado mais informal da organização, assim como sua expertise na área e ainda abrir mais um canal de comunicação com seus clientes, que poderão comentar e participar mais eficientemente das atividades da empresa.

Essas são apenas algumas das situações onde um blog é sim a melhor ferramenta de comunicação digital. Se você viu pela Internet algum gurú digital dizer o contrário, por gentileza me mande o link.

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

9 Comments

Deixe uma resposta