Carreira: 10 dúvidas respondidas sobre envio de currículo para empresas

10 dúvidas sobre envio de currículos respondidasÉ incrível as coisas que você encontra quando está escavacando o próprio blog.

Se você tem um blog em WordPress e tem um dos recursos do Jetpack instalados, deve ter também já visto a área dos termos de pesquisa que as pessoas usam para chegar até o seu blog. Ao pesquisar os termos que estão sendo usados para chegar ao Ponto Marketing, percebi que muitos são sobre dúvidas relacionadas ao envio de currículos para empresas.

Separei 10 perguntas e respondi (à minha maneira, deixo claro) para que possam ser sanadas algumas das dúvidas sobre como conseguir um bom emprego enviando currículos digitalmente.

(Eu fui obrigado a corrigir gramaticalmente a maioria das frases. Falo sobre esse lamentável fato mais abaixo)

1 – Enviei currículo e não recebi resposta, posso mandar email para perguntar?

Já respondi essa questão tanto nos comentários de alguns de nossos posts sobre empregabilidade quanto por email. É a pergunta mais comum que fazem e tenho certeza que sempre será.

A maioria das empresas, ou quase todas, não dá resposta para quem não foi selecionado para determinada vaga. Imagine o seguinte: você anunciou uma vaga para gerente. Uma vaga apenas, ou seja, só é preciso falar com 1 pessoa. No entanto, 150 candidatos apareceram. Você, sendo o selecionador da vaga, após ter se comunicado com o candidato escolhido, vai perder tempo ligando ou mandando email para os outros 149 dizendo algo do tipo “Sabe o que é, é que a vaga foi preenchida, mas não fica com raivinha não, tá”? Tenho certeza que você disse não. E quando se trata de internet, dependendo da empresa, 150 currículos são recebidos a cada hora, daí você imagina o trabalho que daria.

2 – Em que formato enviar curriculum?

Primeiramente, esqueça essa de Curriculum Vitae (que é uma frase do latim que significa “trajetória de vida“). É brega e já caiu em desuso faz tempo.

Eu sempre recomendo mandar em PDF. Mandar em .doc, formato do conhecido editor de texto MS Word, pode gerar incompatibilidade caso a versão do seu programa seja diferente da usada pela empresa. Fora isso, o arquivo pode ser editado, então alguém pode, por sacanagem ou sem querer, mudar alguma coisa, o que pode te prejudicar.

3 – Como mandar por um currículo por email?

Mande preferencialmente para empresas que estão pedindo currículos. Quem não está pedindo, em 90% dos casos, só faz escantear ou mesmo apagar. Uma pequena parte ainda mantém um banco de talentos.

A solução mais simples: acesse o site da empresa e procure pela área de Trabalhe Conosco ou semelhante. Mesmo na seleção de pessoas para uma vaga de imediato, geralmente esse é o canal usado por elas para receber seu currículo. No título do email diga para qual vaga você está se candidatando.

4 – Envio de cv através de amigo?

Sim, é melhor. E muito melhor se seu amigo tiver influência dentro da empresa. Tem gente que diz que é ruim o tal do Q.I. (Quem Indique). Novamente te convido a usar a imaginação: você é um empresário e seu melhor funcionário chega pra você e diz “Meu patrão, essa pessoa aqui é um dos melhores profissionais que eu já vi na minha vida, pode contratar que eu garanto”. No mesmo dia, chega uma pessoa que não tem referência nenhuma, porém com currículo equivalente ao da indicação do seu braço direito. Quem você contrataria?

Se você tem um bom amigo que pode abrir os caminhos pra você dentro da empresa, use a influência dele! Não há absolutamente nada de errado nisso.

5 – Como mandar um email para uma empresa pedindo emprego?

Não mande. Ao invés disso, cuide de se preparar e se tornar um profissional interessante para as empresas, tão interessante a ponto delas irem atrás de você. Pedir emprego é diferente de se candidatar a uma vaga. É humilhação profissional e desvaloriza seu passe. Não peça emprego; apresente para as empresas as vantagens delas terem você dentro de seu quadro profissional.

Detalhe: os empregados que pedem por emprego geralmente são os piores funcionários.

6 – O que escrever no encaminhamento de currículo por e-mail?

No título informe para qual vaga está se candidatando. No corpo do email seja breve e não use de artifícios sentimentalistas. Um exemplo de email para encaminhamento de currículo:

Título do email: Currículo para a vaga de Gerente Gerencial

Corpo do email: 

Bom dia.

Envio anexo currículo para seleção para a vaga de Gerente Gerencial, conforme anunciado no Jornal Jornalista.

Fico aguardando resposta e desde já agradeço a oportunidade.

Atenciosamente,

Fulano da Silva Sauro.

7 – Como enviar meu currículo pela internet?

Como falei acima, mandar currículos pelas áreas de Trabalhe Conosco dos sites das empresas é uma boa. No entanto, você pode pesquisar em fonte como o Linkedin e também em sites de seleção de pessoas, ou mesmo dar uma googlada usando termos como “Vaga gerente gerencial recife”. Faça isso pelo menos umas 3 vezes por semana para não perder nenhuma oportunidade.

8 – É chato ligar para um processo seletivo de trabalho?

É claro que é. Faça isso apenas se você conhece ou se já abriu um contato com alguma pessoa do departamento que está selecionando para a vaga, ou então se a empresa pedir que você ligue, o que é raro acontecer.

9 – Quando se deixa um currículo em algumas empresas, quanto tempo deve demorar para elas ligarem para o candidato?

O tempo que elas acharem necessário. Essa pergunta me faz voltar a uma questão que muita gente não gostou quando falei sobre pela primeira vez, mas que considero pura verdade: nenhuma empresa tem obrigação de dar satisfação para candidato nenhum. Quem está em desvantagem nesse processo é você, que está torcendo para ser chamado. Ela só vai ligar para você caso seja você o escolhido, e ela vai fazer isso quando for interessante para ela. Você pode ficar esperneando, morrendo de curiosidade para saber se o emprego é seu, mas a empresa não está nem aí. Ela só vai ligar quando for a hora certa.

10 – Posso fazer mais perguntas?

Pode. Deixe suas perguntas nos comentários que eu respondo tanto no comentário quanto para o seu email.

Observação importante

Como falei no começo, quase todas as perguntas eu tive que corrigir, especialmente a da pergunta #9, que parece que foi digitada por uma criança de 5 anos. Gente do Brasil, APRENDAM A ESCREVER!!! Isso conta pontos na seleção de pessoas.

Fonte da imagem: Organic Headshots

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

5 comentários

  1. Flávia disse: - Responder

    Oia eu aqui de novoooooooo! (:

    Não há nada de errado em usar a influência de um amigo para conseguir uma vaga. O problema é que, muitas vezes, profissionais incríveis que não têm esse “intermédio” perdem uma boa oportunidade (ou mesmo a empresa que acaba perdendo a oportunidade de ter em sua equipe uma pessoa capaz de trazer bons resultados).

    Tem muito profissional que nem é tudo isso (nada que a experiência não ensine), mas ganha a vaga só porque é filho do sobrinho do tio da gerente que trabalha na empresa. Enquanto o outro está lá, de porta em porta, suando a camisa, levando sua pastinha na mão querendo uma oportunidade. Pra uns, a experiência vem sem esforço. Pra outros, demora um tanto mais.

    E como toda experiência é válida, eu reforço que não sou contra usar a influência de um amigo pra entrar na empresa. Só acho que as próprias empresas deveriam ter outro posicionamento quanto a isso. Aceitar o currículo do amigo, mas também o do ‘estranho’, fazer as análises, entrevistas e aí sim contratar o que for mais adequado.

    p.s.: quando se é bom, relaxe, sua oporunidade está guardada, mesmo que pareça estar vindo de ré numa charrete. Paciência, foco e perseverança! :p

    • Oi, Flavinha!

      Entendo a sua posição quanto a isso. No texto, me referi ao caso de ter dois profissionais com currículos de mesmo peso, porém um com um contato influente na empresa e outro não. O mercado não gosta de arriscar demais e a segurança manda que o candidato com QI seja o escolhido.
      Ao mesmo tempo existem sim empresas que usam do nepotismo e de critérios injustos para contratar. No entanto, isso é mais uma questão de visão e comodidade. Nunca vi ninguém que está “do lado de lá” e tem um padrinho forte que lhe garante a vaga, mesmo não tendo a competência suficiente para tal, dizer que isso é injusto e que quer disputar de igual para igual com um desconhecido.
      Finalizando, os bons profissionais não devem apenas aproveitar as oportunidades, e sim criar oportunidades. Usando de criatividade consegue-se superar essa barreira.

      Abração e obrigado pelo comentário!

  2. Flávia disse: - Responder

    Concordo com sua resposta. Havia esquecido que o mercado não gosta mesmo de arriscar. Mas é isso aí, a verdade é que, se alguém tem um amigo influente dentro da empresa, tem mais é que aproveitar! :)
    Abraço!

  3. Jéssica disse: - Responder

    Olá…. Enviei meu curriculo para o e-mail de uma empresa para concorrer a uma vaga de estagio mas já tem 4 dias e não tive retorno, o que devo fazer, continuar esperando, ligar para empresa perguntando sobre a vaga q estou concorrendo ou mandar um e-mail?
    Desde já agradeço pela ajuda.

    • Oi, Jéssica.

      Na maioria dos casos, as empresas só dão retorno às pessoas que foram selecionadas para as vagas. Como geralmente elas recebem muitos currículos, fica difícil para as empresas entrarem em contato com todos os que enviaram só pra dizer que eles não foram os escolhidos.
      Mas se passaram apenas 4 dias. Controle a ansiosidade e espere mais um pouco.

      Um abraço.

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.