O que é vital em um currículo?

O que é vital num currículo para você?Se o currículo é vital, muito cuidado com o que você escreve sobre você mesmo(a).

Tem coisas que não cabem em uma folha de papel. Estão de forma sutil em um jeito, num olhar, numa forma de perceber e lidar com as coisas que não se ensina ou se aprende de forma fácil. Ser verdadeiro é ser e estar inteiro numa coisa. Para isso nunca existe meio termo. Portanto desconfie do que te empurram, do que te prescrevem, do que te determinam, do que te exigem.

Pense mais no que você quer do que naquilo que os outros esperam.

O maior valor seu será sempre não o que você cursou ou onde esteve,  mas sim o que você é neste exato momento. A maneira como você reage ao mundo não mente.

Saber o que você é determina melhor que qualquer foto a imagem que vale mais no curriculum vitae.

Na história de muita gente sempre o mais árduo foi encontrar a própria cara neste buraco de identidade que é nosso próprio eu. Ser verdadeiro e lutar por isso só traz dificuldades e questionamentos. Escolher carreiras, empresas, sonhos, pessoas, países, e decidir por nós mesmos é sempre mais complicado.

Saber mesmo o que queremos e dedicar sua vida a isso amedronta. O salto é mais longo, o perigo é maior, a angústia é mais demorada. Mas viva por isso, arrisque e faça seu coração bater mais rápido.

Nunca desista, nunca pense que não pode recomeçar ou mudar de ideia lá na frente. A estrada e o horizonte sempre estarão à frente, nunca perdidos atrás de você.

O tempo nas nossas mãos sempre será elástico, como fazer e bater uma massa. Passado e futuro vão e voltam, trocam de lugar, sempre misturados neste processo de farinha, água, massa e pão.

A velocidade e a volatilidade das coisas que vemos no mundo atual, cada vez mais virtual, só nos relembram que tudo mesmo se desmancha no ar. A fumaça a neblina se esvaem e continuamos ali, nós e nós mesmos.

No meio da multiplicidade de pensamentos e emoções, o silêncio é que nos diz o caminho para retornarmos ao que somos verdadeiramente.

Um currículo ou um diploma pode abrir portas e oportunidades, mas o valor primordial estará em você, em carne e osso. Como você expressa e discute suas ideias, nas palavras que você diz, no chão que você pisa, no gestual e na forma que você se relaciona com os outros. Seu currículo é você. Nenhuma entrevista ou prova dirá algo melhor do que isso.

Sobre Roberto Tostes

Publicitário e escritor. Formado em Comunicação Social pela UFF – Rio de Janeiro. Atualmente dá assessoria em estratégias de comunicação, projetos editoriais e marketing digital.

Comente primeiro

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.


Warning: fopen(/home/pontomar/bkp/wp-config.php) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 20

Warning: filesize() [function.filesize]: stat failed for /home/pontomar/bkp/wp-config.php in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fread() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 22

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: Access denied for user 'pontomar'@'localhost' (using password: NO) in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 43
ss