A importância do Endomarketing e a Comunicação Interna

Por Antônio Siqueira¹

Mais do que nunca o Endomarketing vem sendo valorizado dentro das empresas como uma ferramenta de comunicação de extrema importância dentro de uma estratégia de negócio.

Muito se fala no ambiente de marketing que a comunicação precisa partir de dentro para fora, mas o que vemos no dia-a-dia não é bem isso. Os funcionários, na maioria das vezes, não recebem nenhum estímulo interno para que se crie dentro da organização um clima de engajamento em prol das metas estipuladas pela alta direção da empresa. Mas esta postura do Endomarketing passivo vem mudando graças à mudança de postura que os líderes vêm tendo em relação a este assunto tão importante dentro do negócio.

Temos que ter em mente que o Endomarketing e a Comunicação Interna são muito mais que recados em murais, jornais informativos, e-mail marketing, comunicados impressos, brindes sazonais ou festinhas internas; ele tem que ir além, e seu conteúdo é que determina isso e não a mídia em que é propagada a comunicação.

Atualmente, muitas empresas vêm investindo em profissionais especializados em Comunicação Interna e Endomarketing para que esta matéria seja colocada em prática nas organizações de forma consistente, consciente, e sustentável.

Outro ponto importante, é que o Endomarketing não requer grandes investimentos e sim uma boa estratégia e um bom conteúdo. Em tempos onde as empresas precisam fazer “mais” com “menos” recursos financeiros, o Endomarketing se tornou peça chave dentro da estratégia da organização.

Vejo o Endomarketing com um objetivo primário bem definido dentro de uma empresa: alinhar as pessoas à estratégia da empresa, e isso deve ser entendido como um processo educativo. Seguindo esta linha de raciocínio, as empresas terão ganhos qualitativos e quantitativos muito maiores, pois a partir do momento que você consegue correlacionar a confiança e o engajamento das pessoas juntamente com a missão e os objetivos da empresa, tudo fica entrelaçado, ganhando assim muito mais força e sinergia.

O resultado de tudo isso: funcionários motivados em busca de uma causa maior com objetivos e metas da empresa sendo cumpridos. Tudo de forma natural e inspiradora.

*Antonio Siqueira é especialista em Marketing, e Articulista em diversos veículos de comunicação, autor do Blog do Antônio Siqueira.

Sobre o(a) autor(a)

Este artigo foi feito por um(a) autor(a) que quis divulgar seu trabalho através do nosso blog. Se você também gostaria de escrever para o Ponto Marketing ou quer indicar alguma pauta, mande um e-mail para pauta@pontomarketing.com.

2 comentários

  1. [...] clientes estranham empresas que não valorizam quem faz parte dela. O endomarketing, o chamado marketing interno, é o processo usado para reverter esse tipo de clima ruim e tornar a empresa mais sustentável e [...]

  2. [...] clientes estranham empresas que não valorizam quem faz parte dela. O endomarketing, o chamado marketing interno, é o processo usado para reverter esse tipo de clima ruim e tornar a empresa mais sustentável e [...]

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.