10 dicas de como enviar currículos por email para empresas

Por Gabriel Galvão

Toda semana eu recebo currículos de pessoas pedindo uma oportunidade de estágio ou de trabalho efetivo. A maioria é da Região Metropolitana do Recife, mas já recebi currículos de outros estados também. Alguns dos currículos tinham uma extensa formação; outros, apenas conhecimentos básicos em uma ou outra coisa. Todos eles foram rejeitados pelo simples fato de que atualmente não estamos contratando ninguém para a Ponto Marketing. E continuarão sendo descartados enquanto não estivermos precisando de pessoas para nosso quadro.

Se você atualmente está desempregado, ou “à disposição do mercado de trabalho“, eu sei que dá um nervoso quando as pessoas perguntam onde você trabalha e você não sabe como responder. É complicado, mas com perseverança você conseguirá uma recolocação. Só que ficar dando tiro pra tudo quanto é lado não resolve nada. Você irá gastar toda sua energia e recursos apenas para aumentar o número de “nãos”.

Portanto, para aumentar as chances de sucesso, repasso 10 dicas do que fazer, ou não fazer, na hora de enviar currículos para empresas por e-mail:

1 – Verifique se a empresa está selecionando pessoas

Antes de tudo, certifique-se disso. Sabendo se a empresa está no momento recebendo e analisando currículos, você já terá certeza que está concorrendo a uma vaga. Quando você manda currículos para empresas que não pediram eles de forma alguma, ficará na expectativa de algo que poderá nunca acontecer.

2 – Veja como e para quem enviar o currículo

Em médias e grandes empresas, quem recebe o currículo geralmente é o pessoal do RH. Nas pequenas, às vezes é o próprio dono ou alguma empresa terceirizada. Verifique para quem ele deverá ser enviado e se a empresa exige algum formato específico. Se puder, ligue para ter certeza do endereço de e-mail para envio. Não corra o risco de mandar o currículo para um executivo ocupadíssimo, que provavelmente irá descartá-lo sem dó nem piedade.

3 – Procure pela seção “Trabalhe Conosco”

Alguns sites de boas empresas reservam uma seção com esse nome ou outro parecido. Lá a pessoa preenche todos os dados que eles necessitam ou vê as informações para envio de currículos. Algumas até já dizem quais vagas estão em aberto.

4 – Comece pelos amigos

Veja quais pessoas do seu círculo de amizades podem facilitar o envio do currículo. Se possível, peça para essa pessoa te indicar. Tem gente que odeia essa de Q.I (Quem Indique), mas as empresas têm mais confiança em contratar pessoas conhecidas dos seus funcionários. Quem tem um bom network raramente fica muito tempo à disposição.

5 – Não enfeite seu currículo

Quanto mais detalhes supérfluos você acrescentar no currículo, pior. O arquivo ficará muito pesado e quanto mais pesado for, mais chance ele terá de ir para a lixeira sem passagem de volta. Um currículo simples e objetivo é o bastante. Procure deixá-lo com 2 páginas apenas.

6 – Não fique pentelhando a empresa por uma vaga

Controle sua ansiedade para trabalhar. Se já mandou o currículo, aguarde pacientemente. Não fique perguntando quando você será contratado; se a empresa realmente precisar de você, ela irá lhe chamar.

7 – Não peça esmola

Não mande e-mails dizendo que está passando fome, que a mãe está doente, é feio e mora longe. Os selecionadores não terão peninha de você; ao contrário, eliminarão logo de cara.

8 – Esteja disponível

Não adianta de nada colocar 2 ou 3 números de celular, 4 endereços de e-mails e mais outras formas de contato e, quando for chamado, demorar alguns dias para saber disso. Se mandou currículos, confira diariamente os e-mails, 2 ou mais vezes ao dia se der.

9 – Mantenha os dados atualizados

Verifique seu currículo e atualize-o constantemente, para que os selecionadores não percam tempo ligando em vão. Eles detestam isso!

10 – Continue estudando, sempre

Aprimorar-se é fundamental. Procure cursos na sua área, mesmo que sejam de curta duração ou aqueles gratuitos que se encontra em alguns sites de referência. Conhecimento nunca é demais.

Espero que essas dicas sirvam para melhorar suas chances. Você tem alguma dica que não foi citada aqui? Deixe nos comentários e ajude alguém a conseguir um emprego.

Se quiser se aprimorar ainda mais, veja uma lista de livros sobre como redigir bons currículos.

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

109 comentários

  1. Tatiana disse: - Responder

    Eu costumo ligar para a empresa para saber se estão contratando. O bom é que às vezes você consegue falar diretamente com o seu possível futuro chefe, e já dá pra trocar primeiras impressões. Uma conversa direta é sempre melhor que um email, tem a entonação da voz, as expressões de surpresa, dúvida, etc.
    Hilária a sétima dica, “não peça esmola”. É o cúmulo! Hahaha!

  2. Hélcio Leão disse: - Responder

    Boa dica. Vou ficar mais atento !!

  3. MArisa disse: - Responder

    As dicas são ótimas. MAs eu tenho uma pergunta: Eu posso ligar na empresa para confirmar se eles receberam o Curriculo?

    Até mais

    MArisa

  4. Simone disse: - Responder

    Morri de rir na parte do ‘não peça esmola’. Infelizmente, procurar trabalho nos dias de hoje é pedir esmola, sim. Ou se passa em concurso público, ou se aceita um subemprego ou se entra no mercado graças ao Q.I. Difícil!

    Para mim, se a pessoa tá procurando trabalho é porque precisa, não por lazer. E, muitas empresas não entendem isso. Sou formada em comunicação e coleguinhas ostumam ter 2, 3 empregos e ainda tirar onda de quem tem 1 ou mal tem. Ô mundinho!!!

    • Oi, Simone, tudo bem?

      Sobre a parte de “pedir esmola”, significa que o profissional não deve se humilhar para conseguir o emprego, pois assim estará se desvalorizando demais. Numa situação dessa, o empregador ou despreza o profissional, o que lhe ataca a auto-estima, ou aproveita que ele está fragilizado e lhe propõe pagar bem menos que a média, sabendo que certamente ele aceitará.

      Existem mercado mais competitivos que outros, mas em todos há espaço para os bons profissionais.

      Grande abraço!

  5. [...] Isso se aplica também nas redes sociais. Não adianta querer ser o que não é para mudar os fatos. O que vale é ser você mesmo e escolher posicionamentos diferenciados nos contextos que aparecem. Muitos de nós se sentem desconfortáveis se abrindo e expondo nas redes sociais, afinal fomos condicionados a certos valores e morais ao longo da vida. Quantas pessoas não foram para uma entrevista de emprego e mudaram todo o seu comportamento, seja colocando uma roupa melhor, na intonação da voz ou no currículo mais chamativo que carregavam consigo? [...]

  6. [...] Isso se aplica também nas redes sociais. Não adianta querer ser o que não é para mudar os fatos. O que vale é ser você mesmo e escolher posicionamentos diferenciados nos contextos que aparecem. Muitos de nós se sentem desconfortáveis se abrindo e expondo nas redes sociais, afinal fomos condicionados a certos valores e morais ao longo da vida. Quantas pessoas não foram para uma entrevista de emprego e mudaram todo o seu comportamento, seja colocando uma roupa melhor, na intonação da voz ou no currículo mais chamativo que carregavam consigo? [...]

  7. [...] Isso se aplica também nas redes sociais. Não adianta querer ser o que não é para mudar os fatos. O que vale é ser você mesmo e escolher posicionamentos diferenciados nos contextos que aparecem. Muitos de nós se sentem desconfortáveis se abrindo e expondo nas redes sociais, afinal fomos condicionados a certos valores e morais ao longo da vida. Quantas pessoas não foram para uma entrevista de emprego e mudaram todo o seu comportamento, seja colocando uma roupa melhor, na intonação da voz ou no currículo mais chamativo que carregavam consigo? [...]

  8. Adorei… Já compartilhei!

  9. si disse: - Responder

    eu ja mandei curriculo para uma empresa e nao fui chamada,agora modifiquei algumas coisas no meu curriculo e gostaria de saber se posso mandar d novo para essa empresa?

  10. [...] Isso se aplica também nas redes sociais. Não adianta querer ser o que não é para mudar os fatos. O que vale é ser você mesmo e escolher posicionamentos diferenciados nos contextos que aparecem. Muitos de nós se sentem desconfortáveis se abrindo e expondo nas redes sociais, afinal fomos condicionados a certos valores e morais ao longo da vida. Quantas pessoas não foram para uma entrevista de emprego e mudaram todo o seu comportamento, seja colocando uma roupa melhor, na intonação da voz ou no currículo mais chamativo que carregavam consigo? [...]

  11. [...] chuva de currículos no meu email continua. Como disse nesse texto sobre como enviar currículos por email para empresas, de mais de um ano atrás, ainda recebo semanalmente vários currículos de todas as partes do [...]

  12. [...] chuva de currículos no meu email continua. Como disse nesse texto sobre como enviar currículos por email para empresas, de mais de um ano atrás, ainda recebo semanalmente vários currículos de todas as partes do [...]

  13. Paula disse: - Responder

    Bom Dia!
    tenho uma pequena duvida, tem alguma diferença em mandar curriculos em anexo?

    • Oi, Paula, tudo bem?

      Sobre sua dúvida, o ideal é saber como a empresa deseja receber esse currículo. Algumas possuem sistemas específicos para que o candidato preencha e concorra à vaga, e nesse caso enviar o currículo é desnecessário. Então, é melhor verificar com a empresa como você deve proceder.

      Boa sorte!

  14. Lucas disse: - Responder

    Boa tarde Gabriel,

    Muito obrigado pelo texto que é muito interessante e esclarece algumas dúvidas. No entanto eu tenho que está em linha com a pergunta da leitora Marisa.(ligar para confirmar recebimento do CV).

    Participei de um processo seletivo alguns meses atras mas não fui contratado. Agora o contratante me mandou um email informando que tinha uma nova oportunidade (sem detalhes), perguntando se eu estava interessado e solicitou novamente o meu cv.

    Respondi no mesmo dia dizendo que estava interessado sim e re-enviei o meu curriculo.

    Já faz quase uma semana que respondi o email e até agora não recebi mais nenhuma informação. Neste caso, há o risco do meu email não ter chegado ? De repente por algum filtro “anti-spam” no email corporativo do gestor?

    Neste caso devo ligar para saber se o contratante recebeu a minha resposta positiva com o CV anexo?

    Muito obrigado e espero receber a sua resposta.

    • Oi, Lucas, tudo bem?

      Se você já teve um contato prévio com a empresa, inclusive tendo sido procurado por ela novamente, então você já poderia ligar para saber sobre a seleção. Recomendo ligar para perguntar sobre o recebimento do currículo apenas. Provavelmente eles irão dizer também se você foi selecionado ou não.

      Grande abraço e boa sorte!

  15. lucas disse: - Responder

    Bom dia, parabéns pelo texto. Ligar para empresa após o envio do currículo para saber se a vaga continua em aberto é ruim ou desnecessário?Pois, já passaram vários dias desde o envio do currículo.

    • Oi, Lucas, tudo bem?

      Sobre o seu caso, a empresa anunciou que possuía uma vaga em aberto e solicitou o envio de currículos ou você apenas enviou achando que havia vaga disponível? Se a empresa fez o anúncio, então não há mal nenhum em ligar, mas se você enviou por conta própria, é melhor não.
      Em todo caso, se você não recebeu qualquer ligação ou email e o prazo limite de resposta que a empresa prometeu já passou, isso significa que você provavelmente não foi selecionado, pois as empresas só ligam geralmente para quem passou na seleção.

      Um abraço, boa sorte e feliz Ano Novo!

  16. lucas disse: - Responder

    Obrigado pela resposta na dúvida anterior Gabriel. Surgiu outra dúvida, um amigo meu ficou cerca de um ano sem exercer nenhum cargo profissional para se dedicar exclusivamente a um exame de vestibular e praticamente mais outro ano pra tentar novamente, mas ele trabalhou (informalmente) no segundo ano. Portanto, foram dois anos no total sem nenhum vinculo empregatício, sendo que não obteve sucesso no exame seletivo e agora pretende retornar ao mercado de trabalho. A minha dúvida é: é necessário que ele coloque isso no currículo? Esse tipo de informação prejudica de alguma forma as chances de contratação do candidato?E se for necessário colocar, como deveria ser divulgado no currículo?Desde já agradeço.

    • Oi, Lucas!

      Obrigado por mais esta participação.
      Sobre seu amigo, é uma pena ele não ter conseguido aquele objetivo. Isso não precisa ser mencionado no currículo. Na verdade, o currículo deve conter as informações que a empresa precisa para saber se deve contratar a pessoa ou não, como as habilidades, experiências profissionais, cursos realizados etc. Ele pode mencionar, se quiser, o emprego informal que teve nesse meio tempo.
      Currículos devem ser objetivos e diretos, portanto só as informações que interessam para uma avaliação inicial é que importam. Pode ser que o entrevistador pergunte sobre esse período que ele ficou dedicando-se aos estudos, o que é uma coisa muito louvável. Esse sim é o momento de falar sobre isso.

      Um abraço e boa sorte para os dois!

  17. Marilia disse: - Responder

    Quanto tempo normalmente as empresas demorar para responder seu email ou ligar informando sobre a contratação? normalmente eles ligam ou mandam email?

    obrigada pelas dicas

    • Oi, Marília, tudo bem?

      Normalmente as empresas respondem, geralmente por telefone, apenas às pessoas que foram selecionadas para contratação. O tempo que levam para isso depende da urgência da contratação. Creio que leve de uma semana a 10 dias para darem a resposta.

      Um abraço e boa sorte!

  18. oi,gostaria de contatos com produtoras de moda para um estagio remunerado.
    Estou cursando tecnologia em designer de moda.

  19. Larissa disse: - Responder

    Oiii!
    Devo ligar para empresa para saber se eles estão recebendo curriculum?

  20. eu costumo ligar na empresa para ver quando eles começam a selecionar novos funcionários kkkkkk

  21. João disse: - Responder

    Olá, eu havia mandado um currículo para uma determinada empresa a quase dois meses e nenhum contato foi feito, outro anuncio da mesma empresa foi feito esses dias e meu currículo também tem algumas atualizações.É errado mandar um novo currículo para essa mesma empresa?

    • João,

      Não acho que seja errado, já que a empresa fez uma nova seleção. Acredito que ela precise de mais uma pessoa para seu quadro ou a pessoa selecionada anteriormente não atendeu às expectativas.

      Boa sorte na seleção e continue conosco!

  22. Bruno disse: - Responder

    Olá Gabriel,
    Gostei muito das 10 dicas, e li quase todas as situações descritas nos comentários. Eu já estava com um e-mail prontinho pra enviar, mas resolvi pesquisar se seria o “certo”.
    Essa frase aqui já me esclareceu as coisas “[...]se a empresa realmente precisar de você, ela irá lhe chamar.”

    Vou aguardar algum possível contato da empresa, porque faz 3 dias que disseram que iriam me dar “alguma resposta”.

    Parabéns pelas dicas!

    • Oi, Bruno!

      Eu sei que mandar currículos para seleção por email pode ser uma verdadeira tortura. Ficamos na dúvida se o email chegou ou não, se o arquivo abriu corretamente, enfim, a ansiedade toma conta. No entanto, é preciso ter calma e aguardar. Não adianta dar uma de insistente, se a empresa realmente precisar de você, ela o chamará o mais breve possível. É importante não ser um chato que liga toda hora porque isso pode irritar o selecionador ou seu auxiliar. Imagina se a pessoa deleta o email com o currículo “sem querer querendo”, pelo fato de ter ficado de saco cheio daquele cara que ligava duas ou três vezes ao dia perguntando se ele tinha sido selecionado? É melhor não arriscar, né?

      Você vai conseguir, tenho certeza! Quando conseguir, conta pra gente como foi esperar pela boa resposta. Quem sabe não rende um artigo?

      Abraço e sucesso!

  23. Junior disse: - Responder

    Maravilha!!! estou a procura de uma empresa de alto porte.
    só que comesei dois cursos um de controle dimencional e
    outro interpretação de desenho mecânico.
    Será q ja tenho condições de mandar curriculum para uma empresa
    desse porte?obrigado e sucesso

  24. Antonia disse: - Responder

    Sou técnica de enfermagem e quero enviar curriculo a um email pessoal de uma coordenadora de enfermagem que adquirir através do site da empresa isso é ati-etico ? e como abordar o por que estou mandando o curriculo?

    • Oi, Antônia!

      Sobre sua situação, pode ser que o envio do currículo dê certo, mas, ao meu ver, não é a forma mais eficiente. Acho que a seleção de pessoal fica a cargo do RH da empresa, e não especificamente da coordenadora de enfermagem, mesmo ela participando de alguma forma desse processo. Antes de enviar esse currículo, você viu se a empresa está precisando de mais enfermeiras? Houve algum anúncio de vaga? Se você não sabe essas respostas, é melhor pesquisar o email do pessoal dos recursos humanos e se informar com eles.

      Um abraço e continue nos acompanhando!

  25. Trabalhei em uma empresa de grande porte e , meu chefe era o Vice-Presidente, houve uma fusão e muitos funcionário foram mandados embora, inclusive ele. O meu ex-chefe está tentando me recolocar no mercado, mandei uma e-mail alguns meses atrás e não obtive resposta, não quero ser insistente, mas gostaria que voce me ajudasse a redigir uma e-mail, informando que ainda continuo desempregada e gostaria imensamente de contar com ajuda dele. Por favor me responda.

    Grata

    Selma

  26. Bom dia sou leopoldo dos santos ja fiz todos,os cursos possiveis na minha area mais nao consigo vaga,de colocaçao,enecessario eu enviar curriculo,mais de uma vez para a organizaçao,ficar pressionando,o gerente de rh,ou ficar aguardando o resposta para,contrataçao. agradeido senhor gabriel galvao, tenho 6 anos de formado em nao consequi ainda,uma colocaçao no mercado sera,que mknha area que adminisraçao esta inchada.

    • Oi, Leopoldo, tudo bem?

      Sobre a sua situação, enviar currículos para empresas não é garantia de ser contratado. A empresa só irá contratar se tiver certeza que aquele funcionário será rentável para ela. Ninguém contrata sob pressão pois ninguém é obrigado a contratar ninguém. Insistir numa mesma empresa não é bom. Ao invés disso, é melhor persistir pesquisando vagas e empresas que estejam selecionando profissionais.
      A área de administração tem muitos profissionais à disposição do mercado pelo fato de ser um curso muito popular em faculdades. No entanto, os melhores profissionais sempre conseguem vagas. Continue procurando ser o melhor profissional e você conseguirá!

      Um abraço!

  27. Heliene disse: - Responder

    Recebi uma ligação de uma empresa para uma vaga de Tutor para trabalhar com cursos EAD. A moça ligou para perguntar se eu ainda estava interessada na vaga, eu disse que sim. Então ela falou que uma outra pessoa ligaria depois do carnaval para marcar um encontro. Eu Já havia feito todos os testes e entrevistas. Já se passaram 3 dias depois do carnaval. O que devo fazer? Posso ligar de volta para falar com a segunda pessoa que ficou de me ligar e ainda não entrou em contato?

    • Oi, Heliene.

      Se minha opinião ainda estiver valendo, já que houve um contato telefônico e uma promessa de encontro, você pode sim ligar para a empresa para lembrá-los que está pronta para essa avaliação.

      Um abraço!

  28. Boa Tarde.
    Estou enviando meus curriculos (em Portugues e Ingles) no corpo da mensagem por já ter lido em vários sites que o anexo não é recomendável, pois na maioria das vezes as empresas mandam direto pra lixeira. Isso procede? estou fazendo o melhor ou apenas perdendo meu tempo? Muito obrigada.

    • Oi, Anna, tudo bem?

      Nunca ouvi falar sobre não enviar currículos em arquivos anexos. O risco de um email com anexo cair na lixeira é praticamente o mesmo de um que não tenha anexos, a depender de alguns fatores que não cabe explicar aqui.
      Creio que enviar currículos direto no corpo do email não seja tão eficiente porque o selecionador, se precisar imprimir o material para analisar posteriormente, ou terá de imprimir o email inteiro, descaracterizando o currículo, ou terá de copiar e colar num editor de texto, dando trabalho a ele.

      Um abraço!

  29. Bom dia,eu trabalho em gráfica,ligo para as empresas para saber se estar contratando,tá certo fazer isso?
    obrigado!

    • Oi, Ronicley.

      Ligar para as empresas em busca de vagas não é totalmente certo, nem errado, na minha opinião. Se você tiver um conhecido numa empresa, ligar para lá usando-o como referência é mais válido do que ligar sem ter quem te indique. Se a empresa não está fazendo seleção de pessoal, achar uma que esteja precisando de profissional como você é um lance de sorte apenas. No entanto, nem sempre o pessoal do RH está com tempo ou disposição para atender alguém que está pedindo uma oportunidade de emprego.
      Acho melhor, antes de ligar, procurar saber se a empresa está captando pessoas ou se no site dela tem a área “trabalhe conosco”, que foi feita especificamente para quem quer se candidatar.

      Um abraço e continue nos acompanhando!

  30. Bom, sobre o que o consultor Gabriel disse, em alguns pontos eu concordo, em outros não, pois hoje em dia infelizmente se você não tiver uma boa indicação de pessoas do cargo à nível de gerência ou direção, fica muito difícil uma recolocação no mercado de trabalho, porque sem essa ferramenta você passa por processos seletivos que vão de 2 à 3 etapas que muitas vezes sem sucesso e você acaba perdendo tempo e arcando com custos de deslocamentos e alimentação, gastando até o que você não tem. Infelizmente a maioria das empresas não tem ética profissional com o candidato eles dizem sempre depois da entrevista ” qualquer coisa a gente entra em contato”, ou vamos entrar em contato ou por telefone ou por e-mail dizendo “sim” ou “não” e na prática não é assim que eles agem, você fica esperando até o dia de “São Nunca” para eles te darem a resposta. Falo isso porque eu sou especialista em participar de processos seletivos, estou fora do mercado desde Janeiro de 2012, o que eu escutei até agora foram só promessas de ser chamado.

    • Oi, Tarcisio, tudo bem?

      Não sei porque você disse que não concorda com alguns pontos e depois fala sobre a questão das indicações para determinados cargos nas empresas. O texto não fala sobre isso nem diz que apenas enviar currículo via email é a solução. O artigo aponta dicas para o envio de currículos por email, mas isso é apenas um dos meios que uma pessoa que busca recolocação no mercado tem de fazer. Várias outras coisas são importantes, como a que você citou, a indicação.
      Indicar candidatos tem seu lado bom e ruim. Para as empresa é ótimo, pois geralmente as indicações feitas pelos colaboradores são de profissionais realmente capacitados, já que eles não irão “se queimar” na empresa indicando alguém incompetente só porque é um parente ou conhecido. Do outro lado, se um candidato não tem quem o indique, fica mais difícil concorrer. Você bem citou que nem todas as empresas são éticas e eu tenho que concordar com isso.
      O que eu recomendo é que você não se restrinja a uma única forma de contatar empresas. Mande currículo pessoalmente ou por email, use sua rede de contatos, faça concursos, cadastre-se em sites de vagas de emprego. Assim você irá ampliar seu leque e com certeza conseguirá sua recolocação.

      Um abraço e boa sorte!

  31. Nome disse: - Responder

    Ola eu tenho uma duvida devo colocar que sou mãe no curriculum ?

  32. Suelen disse: - Responder

    Minha cidade é pequena, e dificilmente há sites de empresas com “trabalhe conosco”, somente com o contato. Decidi então enviar email, na maioria das vezes para o RH (quando havia informação sobre o email), pedindo informações se há vagas em aberto para se possível enviar meu curriculum após a informação. Isso é uma situação errada a se fazer? Se é, o que seria o melhor a se fazer?

    Obrigada!

  33. Olá sou técnico em TST tenho o costume de enviar currículos para os emais dos recursos humanos das empresas e consultorias mesmo quando não há vagas abertas,divulgadas ,também costumo cadastrar currículo nos sites nesse ponto eu sei que não há problema pois o espaço é para isso mais enquanto a enviar currículo por email mesmo quando não há vaga aberta há problema nisso? com que olhos as empresas vem está atitude?

    Obrigado !

    • Oi, Nelson!

      Enviar currículos por email para quem não está fazendo seleção de pessoal e também não tem um canal próprio para reserva de currículos pode não surtir efeito e acabar sendo frustrante para quem está procurando uma recolocação no mercado. Recomendo concentrar suas formas onde há mais possibilidade e usar bastante sua rede de contatos.

      Boa sorte!

  34. Bem, eu tenho 22 anos, e nunca trabalhei. Aqui no Brasil você só consegue algo pela ajuda ou influência de alguém, caso contrário faça um concurso público e passe, eu já fiz , mas não passei, tentei arranjar emprego em empresas, enviar currículo, mas não sou chamado, por não ter experiência, tranquei minha faculdade por falta de verba para manter o curso =( … como faço um currículo que agrade algumas empresas, sem eu ter experiência de trabalho?

    • Oi, tudo bem?

      É uma pena ver uma pessoa tão jovem quanto você num estado tão pessimista. Ânimo, rapaz!
      Quem disse que fora do Brasil é diferente? E quem disse que esse é o único meio? Se fosse assim, as taxas de desemprego no Brasil estariam bem maiores que as da Espanha e outros países em forte crise.
      Se você não tem experiência profissional, deve pelo menos ter habilidades profissionais. Qual área você escolheu para atuar? Fez cursos dentro dessa área? Ou você está atirando para qualquer lado? Procurar iniciar uma carreira sem ter foco é a mesma coisa que contar apenas com a sorte.
      Monte seu currículo visando a área em que deseja atuar. Busque oportunidades nessa área e mantenha o foco. Faça cursos nessa área. Ofereça-se para trabalhar em alguma empresa da área, mesmo que de graça, para ir se familiarizando com ela. Fique atento às oportunidades, oficinas, palestras, workshops, enfim, tudo que possa agregar valor ao seu currículo.
      Você também pode realizar trabalhos voluntários para aumentar sua rede de contatos e ganhar experiência. O que não pode é desanimar. Essa história de pessoal com 20 anos de idade que já tá milionário acontece com uma a cada 2 milhões de pessoas. O restante tem que ralar muito mesmo. Abaixar a cabeça e se lamentar não resolve nada.

      Um abraço e boa sorte!

  35. Obrigado, fico grato pelas suas palavras, você tem algum emprego para me oferecer ? Qualquer coisa será bem vinda.Creio que tenho capacidade para qualquer tarefa que me derem.

    Vou rir de mim mesmo, porém, com cautela, para não perder os últimos dentes “podres” que me restam… kkkkkkkkkkkkk

  36. Taiana disse: - Responder

    eu queria saber se depois que agente faz a entrevista, agente pode liga pra saber se passou ?

  37. kkk, Também queria saber isso, fiz uma entrevista, e até hoje aguardo. Isso há uns 2 meses já…

    • Ariano,

      Se você não foi chamado após 2 meses de aguardo é porque infelizmente a empresa não te selecionou para o cargo. A maioria delas só contata o candidato aprovado para a vaga.

      Abraço e boa sorte!

  38. Gostaria de saber o tipo de arquivo ideal pra envio de curriculum, fiquei sabendo que as empresa não abrem arquivo em doc, e que o mais comum é em pdf. Outra perguntinha, é necessário enviar foto no curriculum por e-mail?

    Grata,

    • Oi, Leucivane!

      Nunca ouvi falar que empresa não abre .doc. Talvez uma empresa específica tenha feito essa observação, mas não vejo motivos para ela não aceitar arquivos desse tipo.
      Em todo caso, acho que o pdf é a melhor opção. Em pdf não há modificação nas fontes utilizadas no seu currículo, e portanto não há o risco de ele chegar desconfigurado ao selecionador.
      Só envie foto se a empresa pedir, ok?

      Abraço e boa sorte!

  39. Patrícia disse: - Responder

    Fazer uma entrevista e nao for chamada para trablahar na empresa é de bom gosto algum tempo depois enviar outro curriculo para a empresa?

    ficarei grata se responder

    • Patrícia, tudo bem?

      Não vejo sentido enviar outro currículo para a empresa sem ela ter solicitado, apenas porque você não foi selecionada. Se eles tiverem um banco de talentos, terão seu currículo lá. Se precisarem de você, a chamarão.

      Um abraço e boa sorte!

  40. recebi um telefonema restrito de fora do meu etado acre esta pessoa se passa por cheila e qeria o meu cpf e a minha conta do banco dizendo ela que era para inserir no meu curriculum cuidado gente .

  41. Luciana disse: - Responder

    Fiz uma entrevista em uma empresa mas não passei,será que eu posso mandar outro curriculo.

    • Luciana,

      Se você não passou na entrevista, enviar outro currículo com as mesmas informações não vai melhorar a situação. Aguarde a mesma empresa anunciar processo seletivo ou então pergunte antes de enviar se estão recebendo.

      Boa sorte!

  42. Boa noite.

    Gabriel, eu costumo enviar meu currículo em anexo na extensão “.doc” para as empresas que realmente solicitam. Minha dúvida é como devo redigir o corpo do e-mail. Grato.

    • Oi, Antônio!

      Creio que não há mistérios em como redigir o email. Basta que seja feito como qualquer email deve ser.
      O texto deve informar que segue anexo (e não “em anexo”, como muitos fazem) o currículo no formato em que está (doc, pdf ou outro) para a seleção para a vaga que você deseja ocupar.
      Deixe também uns dois telefones para contato, caso o email não abra e a empresa queira que você envie novamente.
      Evite ser apelativo no email. Algumas pessoas acham que se partirem para o lado sentimental têm mais chance de serem contratadas. Os únicos que são contratados dessa forma são os parentes dos donos. Os outros realmente têm de ser interessantes para a empresa pelo lado profissional.

      Grande abraço e boa sorte!

  43. Eliane disse: - Responder

    Bom dia,

    Gostari de sua ajuda para fazer um texto simples para enviar via email juntamente com meu CV. Seria possivel
    Trabalhei , como supervisora de correspondente bancario, para um grande banco e por razões pessoais de saude , me desliguei da empresa há seis meses . Estou atuando em outra area , mas não estou satisfeita, já cadastrei meu CV vários site e tenho sido chamada para para entrevistas. Mas ontem recebi um contato para entrevista, e me lembrei que um diretor deste banco tem bastante relacionamento com esta empresa e então liguei para ele, que solicitou que enviasse meu CV.
    Portanto neste texto , acho que tem quer formal, gostaria de agradecer antecipamente a oportunidade.
    Grata
    Eliane

  44. [...] de tudo, certifique-se disso. Sabendo se a empresa está no momento recebendo e analisando currículos, você já terá certeza que está concorrendo [...]

  45. Olá. Boa noite.
    Me cadastrei em um site de empregos, e uma das empresas anunciantes solicitou meu currículo para três vagas. Eles pediram que eu enviasse diretamente para eles. Assim o fiz, mas esta semana tive problemas com o meu correio eletrônico e não consegui mais acessá-lo. Fiz um e-mail novo e reenviei os currículos explicando no corpo da mensagem o que havia ocorrido. Fiz mal? Deveria ter esperado outro tipo de contato?

    • Olá Maria, tudo bem?

      Conforme o Gabriel tem respondido as dúvidas, acho que se a empresa não entrou em contato nem da primeira e nem da segunda vez, isso quer dizer que você nâo foi selecionada, mesmo demonstrando seu interesse.

      Algumas empresas realmente entram em contato somente para recrutar e depois parecem nâo ter a menor preocupaçâo em dar uma resposta.

      Como o maior interessado é quem procura a vaga, tem saber a hora de partir pra outra e a necessidade fala mais alto. Boa sorte!

  46. Gabriel boa noite,
    Gostaria de explicar uma situação, eu participei de um processo de contratação dia 20/07/2012 e recebi a resposta que tinha sido aprovado nesta etapa e que o gestor da vaga tinha gostado muito do meu perfil e currículo, porem isso já tem mais de 20 dias, semana passada entrei em contato com a responsável do RH e a mesma informou que quarta feira passada dia 08/08/2012 iria entrar em contato, amanhã completa uma semana e nada de contato, tenho muito interesse pela vaga mais não posso aguardar tanto tempo assim pois estou desempregado, me explique por favor o que devo fazer e como posso proceder neste caso?

    • Oi, Iordan!

      Na sua situação, eu teria paciência, porque, por mais que a empresa tenha dito que precisa de um profissional como você, os donos da bola são eles. Quem diz quanto tempo você deve esperar ou não são eles, por mais angustiante que isso possa ser. Porém, já que vai fazer mais uma semana que eles não dão resposta definitiva, você pode ligar para saber se eles têm alguma previsão de resposta, mas nunca com imposição ou exigindo agilidade. Sua hora vai chegar no momento certo.

      Um abraço e sucesso!

  47. Ok Gabriel obrigado pela dica, mais tenho ligado pelo menos uma vez por semana e toda vez que consigo falar com a pessoa responsavel do RH eu pergunto sobre a vaga e se ela tem alguma posição so que ela esta sempre protocolando uma posição.
    Tenho recebido outras propostas de trabalho, mais estou estudando e dando preferencia a essa por ser mais proxima da minha residência, uma vez que na minha idade ” 34 anos ” não posso mais ficar pulando de galho em galho, pois no começo de ano as coisas não foram muito boa profissionalmente para mim, estava em uma empresa ja a 4 anos e recebi uma porposta para ganhar R$1.000 a mais e benefícios tentadores, não exitei em aceitar e pedi demissão da antiga, porem depois de 6 meses de trabalho a empresa de uma hora para outra teve que fazer alguns cortes e eu fui nesse bolo, agora nesta brincadeira estou ja a 2 meses atraz de uma recolocação profissional.

    • Oi, Iordan.

      Se você está recebendo outras propostas e precisa disso com urgência, não vejo por que não aceitá-las. Se aquela empresa está postergando a sua contratação é porque ela não tem tanta necessidade assim. Pode ser que ela, no final das contas, te informe que não mais precisará te contratar. E aí, como fica?
      No seu caso, você deve medir o que te importa mais: esperar pelo emprego que te dá mais tranqüilidade, mas que não tem sequer previsão de chegar, ou pegar a próxima vaga disponível, que está mais acessível a você.

      Abraço!

  48. Olá G.G., tudo bem?
    De fato, concordo com todos os relatos, porque já estive dos dois lados: de quem recebe o e-mail e de quem envia o currículo. Acredito que o envio, seja de uma solicitação de informação sobre a contratação ou não de pessoal é bem mais prático e seguro, pois não se sabe nas mãos de quem irá cair seus dados pessoais. E outro problema pertinente que o Gabriel levantou nas respostas é o fato de ser essencial escrever correto o texto e as palavras. Abraços, Meire.

  49. Gabriel boa noite, minha situação agora ficou complicada, na minha duvida anterior em relação a vaga que fui selecionado mais não entraram em contato, foi substituida por uma entrevista que fiz hoje e que na verdade teve critérios totalmentes diferentes.
    Fiz a entrevista hoje pela manhã e hoje mesmo no final da tarde a mesma empresa entrou em contato informando que eu tinha sido selecionado para esta vaga e que na segunda agora que vem teria que fazer um exame psicoteste, alem dessa vaga estou participando de mais dois processos que encontra-se em aguardo, neste caso, esta empresa que me convocou novamente para fazer o Psicoteste tem o real enteresse de me contratar? as empresas normalmente quando convoca para o exame de Psicoteste apos entrevista ja estam em fase final de contratação? preciso de uma certeza caso as outras empresas entrem em contato de como terei que proceder…caso realmente seja um processo final de contratação devo aguardar mesmo assim uma posição das outras empresas?

    • Iordan,

      Se a empresa te encaminhou para a fase dos testes psicotécnicos, é provável que ela tenha mesmo intenção de te contratar. Contudo, como cada empresa tem sua particularidade, não posso afirmar nada com certeza. Por isso mesmo não tenho como te dizer para deixar ou não os outros testes com outras empresas.
      Pese e avalie qual das vagas é mais importante dentro dos critérios que você quer usar para definir a qual empresa você deve direcionar suas prioridades.

      Um abraço e sucesso, seja em qual empresa for!

  50. Oi boa noite!

    As dicas são muito boas!

    Minha dúvida é a seguinte: algumas empresas pedem simplismente para encaminharem os currículos com um determinado assunto, mas em outras situação devo escrever algo ou simplismente enviar o currículo?

    • Oi, Raquel.

      Quando a empresa não pedir um determinado assunto para o email, recomendo colocar como assunto algo como “Currículo para avaliação”, seguido de seu nome e sobrenome. Apenas mandar seu currículo sem especificar nada no assunto pode fazer com que esse email seja facilmente perdido, deletado ou caia no spam.

      Abraço!

  51. Olá. Eu entrei em contato com uma empresa para saber se eles estavam contratando estagiários em engenharia civil. A pessoa que me atendeu disse que eles iriam abrir uma vaga e me pediu que eu enviasse meu currículo. Assim que enviei ela me retornou o email perguntando se eu sabia fazer alguns projetos específicos. Respondi em seguida. Isso já faz alguns dias. Será que posso mandar um email ou ligar para saber sobre a vaga? Obrigada.

    • Nayane,

      Se por acaso já faz mais de 2 semanas que você mandou o currículo e não obteve resposta, creio que está em tempo de ligar para eles. No entanto, geralmente as empresas só dão resposta aos que foram selecionados.
      Se você ligar e disserem que o processo ainda está em andamento, tente pegar mais informações como prazo estimado, características da vaga, entre outros, e aguarde pacientemente até eles ligarem. Evite ser ansiosa e insistente, pois isso pode chatear os selecionadores.

      Abraço!

  52. Flávia disse: - Responder

    Olá.
    Há uns dias , vi uma vaga de emprego no facebook, só que a empresa não colocou “mande seu CURRÍCULO para tal email”, mas, sim, “mande um email para xxx”. Não sabia se eu tinha que mandar o currículo ou não, então só mandei uma ‘carta de apresentação no corpo do email. Enfim, acabei recebendo uma resposta da empresa e disseram que sentiram falta do meu currículo. hehe

    • Oi, Flávia!

      Toda vez que tiver um anúncio dizendo “mande email” em vez de “mande currículo”, é preferível mandar um currículo, pois geralmente o selecionador quer dizer “mande email com currículo para…”.

      Abraço!

  53. Charles disse: - Responder

    Caro,
    Tenho 21 anos e estou desempregado há 1 mês e 15 dias. Sou Técnico em Segurança do Trabalho.
    Pedi demissão da empresa, pensando que seria fácil uma recolocação no mercado de trabalho, preenchi vários currículos na internet, sendo que assinei o Catho, infojobs, empregos.com.br e curriculum.com que é grátis.
    Até o momento fiz 3 entrevistas, onde até o momento não houve retorno. Já segui diversas dicas. Meu currículo foi analisado por um profissional do catho online onde ele me parabenizou pela elaboração.
    Minha ultima entrevista foi a 3 dias atrás, estou no aguardo de um retorno por parte do selecionador. Espero que dê certo, pois não aguento mais ficar em casa desempregado é muito ruim, estou desesperado, está chegando o final do ano e eu quero trabalhar, porém quero na minha área e não em outra, muitos me criticam, mas tenho um objetivo único e não irei desistir.
    Gostaria de saber se é normal ficar todo esse tempo 1 mês e 15 dias fora do mercado ?
    E gostaria de alertar a quem está empregado e queira sair que não faça como eu, que antes consiga outro emprego para depois sair do atual. Outra que sou novo na área tenho experiência porém menos de 2 anos. Será essa a dificuldade ? Me ajudem.

  54. Olá,Eu costumo fazer vários cursinhos pequenos de aprimoração pela internet..de 20h e 40h com certificação do site.Eu posso preencher meu currículo com esses cursinhos? Ou são pequenos demais e não vão fazer muita diferença ? Obrigado.

    • Oi, César, tudo bem?

      Os cursos, por mais curtos que sejam, devem ser colocados no currículo, caso estejam de acordo com o que a empresa pede de você. Não faça um currículo apenas: se você tem como foco conseguir uma vaga numa determinada empresa, faça um currículo específico pra ela, citando os cursos, experiências e atribuições do cargo para o qual você se candidata.

      Um abraço!

  55. Prezado, estou procurando estágio na minha região, na área de Engenharia de Produção, estou procedendo da seguinte maneira:

    -Cataloguei as empresas através do site da federação das industrias da Bahia;
    -Liguei para as empresas, pedindo pra falar com o RH;
    -Me apresentei e solicitei o procedimento para candidatar meu currículo para alguma possível vaga de estágio na área (na media de 1 para 4 comunicava que estava sem vaga);
    -Encaminhei o currículo, e aguardo resposta.

    Gostaria de alguma analise, estou procedendo de uma maneira ao menos satisfatória?? Abraços e parabéns pelo post e por continuar ajudando a todos.

    • Oi, André!

      A sua proatividade em ir em busca de vagas deveria ser copiada pela maioria das pessoas. Atualmente, com a facilidade da internet, tem muito novato que quer arranjar emprego apenas e somente cadastrando currículos nos sites e pesquisando nas redes sociais. É claro que isso ajuda, mas ir atrás e demonstrar interesse é uma atitude que vale muitos pontos na visão do empregador.

      Continue assim e conseguirá um ótimo emprego!

      Um abraço!

  56. TALITHA disse: - Responder

    Fiz uma entrevista de emprego no qual me indentifiquei muito com a vaga oferecida pela empresa mas no momento não obtive resposta se a vaga foi preenchida,acredito que sim, como mando email avizando que estou disponivel para futuras entrevista

    obrigada

    • Talitha,

      Se você já fez a entrevista, provavelmente a empresa já tem todos os seus dados, não necessitando de mais emails. Apenas aguarde, pode ser que a pessoa selecionada não se adapte à empresa ou a própria empresa reconheça que errou na seleção dela e volte a procurar um candidato, então você terá uma nova chance.

      Abraço e boa sorte!

  57. Amanda disse: - Responder

    Olá,
    Gostaria de tirar 2 dúvidas. 1) Fiquei sabendo de uma vaga de emprego por uma colega, liguei para a pessoa indicada e ela me pediu pra ligar em um outro dia. Como me instruiu, liguei várias vezes até que consegui falar com ela (parecia que alguma criança estava brincando com telefone dela, então a ligação era atendida, mas não falava nada, ouvia o som ambiente ). Quando conversamos, me convidou pra conhecer a clínica. Fui até o local, conversamos pessoalmente, deixei o meu currículo… No final me disse que, se ela não me ligasse até o final da semana, que eu poderia ligar na segunda-feira. Na segunda tive um imprevisto e não pude ligar, mas na terça-feira liguei imediatamente. Tentei várias vezes e quando consegui falar com alguém, não era a dona do telefone. Deixei recado e uma mensagem, porém não obtive nenhum retorno. Estou me sentindo uma chata, devo ligar novamente?

    2) Posso enviar e-mail para meus professores e colegas (mais próximos) com o meu currículo e pedindo que me avisem se souberem de alguma vaga de emprego?

    Obrigada pela atenção.

    • Oi, Amanda!

      Sobre as dúvidas:

      1- Sim, você está sendo um pouco chata, mas com razão, já que você tem que saber da resposta. Mais chata, e sem educação, é a pessoa que está te dando esperanças de ser contratada e não tem a responsabilidade de te dar retorno;

      2- Deve! Use toda a influência que os seus contatos têm para conseguir a melhor vaga. É a forma mais eficiente de conseguir uma boa recolocação.

      Abraço e boa sorte!

  58. leandro disse: - Responder

    Olá,

    Fui selecionado para entrevista de emprego,a concorrer vaga de vendedor em uma distribuidora de medicamentos. porém não fui o escolhido .
    No inicio do nosso contato, o responsável pela empresa , me falou que a minha formação chamou a atenção deles, motivo esse, eu poderia ser útil.
    Estou graduando em Farmácia com previsão de término no mês de Junho deste ano . no anuncio da oferta deles , estava da seguinte forma: “precisa-se de Vendedor para Distribuidora de Medicamentos com experiência, não necessário que seja na mesma área…”
    Eu também possuo experiências em vendas com carteira assinada em outro seguimento no ano de 2002 a 2006., motivo esse também deve ter chamado a atenção deles.
    O senhor responsável ficou de me retornar no dia seguinte, e que se eu fosse o selecionado, começaria de imediato e receberia treino na sede (BH) resido no interior MG.
    Fiquei com muita expectativa claro, meu curriculum o chamaram a atenção. Porem eu fiquei pessimista no dia seguinte, pois fui pesquisando na internet e vi o quanto tinha ido mau na entrevista.
    Por ex: ele foi logo me dando as 3 pastas( amostra material) de laboratórios , eu nao o abrir por inteiro, fui sempre prestando a atenção no que ele falava sobre a empresa. outro ponto negativo foi que ao final da entrevista, perguntou se eu tinha alguma duvida, logo falei não, e encerrei e nos despedimos.
    No final do dia seguinte ele ainda nao tinha me ligado, enviei um e e-mail anoite com os seguintes dizeres:

    “Ola, Boa noite .
    Ontem (02/04), fui entrevistado pelo senhor José Antônio, a concorrer vaga de vendedor para atender na região de Governador Valadares. Estava previsto um resposta(ligação) ainda hoje, fiquei aguardando com muita expectativa pois estou muito empolgado com a possibilidade. se possível aguardo retorno em breve. Desde já agradeço a oportunidade de selecionar meu curriculum para a entrevista. obrigado pela atenção”.

    No outro dia na parte da manhã o mesmo senhor me liga e fala:
    “oi Leandro, infelizmente você não foi o selecionado, optamos por uma pessoa que possui 3 anos vendendo Remédio, porem você se saiu muito bem, foi difícil decidir, seu curriculum continuará conosco para uma possível contratação, caso haja vaga na sua região”.

    Eu o agradeci a oportunidade de me selecionar para entrevista, reconheci que tinha ido mau no nosso contato, pois falei pouco de mim e quase nada perguntei sobre a empresa , que eu gostaria muito de ter uma nova conversa, e que se fosse para trabalhar não precisaria ser necessariamente na minha região, poderia ser qualquer lugar do Brasil, pois assim que eu me formar e adquirir o registro: CRF (a daqui 3 meses) eu iria procurar emprego aonde Deus me der a oportunidade. Ele em seguida se interessou mais e me falou que assim que eu terminar a graduação para eu reenviar meu curriculum para o mesmo email.

    Oque o Senhor pode me orientar quanto a isso???????
    Acha que ele realmente tem grande possibilidade de me contratar depois??????
    Ou falou isso só por ver meu interesse e nao queria me deixar constrangido????
    eu ja to pensando em mandar outro e-mail pra ele ate antes de terminar a graduação a daqui uns 30 dias devo?????????
    falo isso pois eles não interessa no meu CRF, e deve achar que eu não posso ir embora de minha cidade pois fico dependente disso , porem nao e empecilho posso me transferi de faculdade, mesmo que atrasando na formatura. abraços muito obrigado pela atenção,

    • Oi, Leandro.

      Obrigado por ter sido paciente para fornecer tantos detalhes sobre seu caso.
      Analisando friamente, acho que ele disse isso apenas para não te desapontar. Creio que suas chances de contratação não aumentaram. Além disso, não vejo necessidade no envio do email daqui a 30 dias, a não ser que você tenha alguma novidade para apresentar. Mande quando se formar, como o responsável lá da empresa pediu. Enquanto isso, não se garanta nessa suposta vaga: continue procurando alguma outra empresa que dê mais valor ao seu currículo.

      Abraço e boa sorte!

  59. leandro disse: - Responder

    Ola bom dia,

    Muito obrigado pela dica.

    Fiquei triste com a resposta pois achava que teria uma nova oportunidade…
    Senhor foi claro, e confio na sua análise…
    Decepção e grande pois vejo que eu era o favorito, e na entrevista passei a ser o pior…
    uma oferta de ganhar 10 mil por mês antes de me formar, sendo o piso salarial farmacêutico e, 2.715( pra quem consegue receber, costuma pagar menos)

    vou mandar sim, como você disse, quando me formar outro e-mail a eles…
    quando estiver próximo posso lhe enviar meu curriculum atualizado, para me dar dicas?????
    Quero escrever, junto com curriculum alguns dizeres para eles talvez possam tirar a imagem ruim da entrevista????

    grande abraço…

    parabéns pelo seu perfil…
    Deus lhe abençoe .

    • Oi, Leandro!

      Pode sim mandar o currículo e pedir as dicas que quiser.
      Não precisa mandar nenhuma mensagem para tirar qualquer “imagem ruim”. Na verdade, se você perceber, quem está achando que foi passada uma imagem ruim é você mesmo. Pelo que vi, a empresa não comentou oficialmente nada sobre isso. Então não precisa se preocupar quanto a isso, até porque passaria a impressão de que você está se rebaixando enquanto profissional, e isso é apelativo e negativo para sua imagem.

      Seja confiante e tudo dará certo.

      Abraço,

  60. Matheus disse: - Responder

    Olá Gabriel Galvão, primeiramente quero parabeniza-lo pelo seu Site parabéns pela iniciativa de compartilhar os seus conhecimentos em prol do bem alheio.
    Bom o meu caso e o seguinte….

    Levei o monitor do meu computador para consertar em uma loja na minha cidade, eu disse que eu era técnico também, mas que mexia só com computador, porem era autônomo, eu senti um certo interesse da parte dele (Dono da Loja), mas como eu disse que era autônomo acho que ele desanimou.

    Pois bem, Todo vez quando eu volto do curso eu vejo essa loja, e penso comigo mesmo ainda vou trabalhar aqui….
    A loja e pequena, mas eu acho que daria pra eu trabalhar lá ao menos para pegar mais experiente, eu sei fazer tudo só falta oportunidade para botar em pratica ainda mais.

    Eu que mexo no PC aqui de casa e dos meus colegas.
    Nesse ramo eu trabalhava até com ajuda de custo, nem faço questão de salario, pois quanto maior vivencia eu tiver nesse ramo pra mim, será melhor.
    Acho que o que se enquadra mais e pedir uma vaga de estagio você não acha?
    Mas eu quero pedir a vaga pelo e-mail, pode me ajudar a elaborar um.

    Te agradeço muito, entrarei em contato para te contar o que aconteceu após as dicas.

    Um abraço Gabriel, kkk Nome do meu Filho.

    Atenciosamente Matheus

    • Caro Matheus,

      Obrigado pelos elogios! Muito bom saber que gostou do blog.
      Obrigado também por ser tão detalhista na questão.
      O curso que você faz é na área de manutenção de computadores? Se sim, não vejo mal algum em pedir uma vaga de estágio na loja. No entanto, como você já disse que é autônomo nessa área, creio que o dono da loja deve ter pensado que você pode usar a experiência em trabalhar lá para posteriormente melhorar o seu negócio e acabar sendo um futuro concorrente dele. Eu teria pensado dessa forma.
      Acho melhor ter outras conversas informais com o dono da loja pra sondar melhor a situação antes de decidir o que fazer.

      Abraço e sucesso!

      • Matheus disse: -

        De nada!

        Sim o Curso é de Montagem e Manutenção de Microcomputador pela FAETEC.

        Não, eu vi pelos olhos que ele não me viu como um futuro concorrente e sim dessa forma:

        Poxa o cara é autônomo tem seus clientes , não vai aceitar ficar só com salario minimo aqui, ele ganha muito mais por fora!

        Gostaria se possível um e-mail para conversamos em off, para não expor informações adicionais.

        Att: Matheus

  61. Meiri disse: - Responder

    Bom dia!

    Tenho muito interesse em trabalhar em um escritorio de referencia em minha cidade, entrei em contato por telefone e informaram que no momento não estão selecionando, mas, mesmo assim, gostaria de enviar meu curriculo.

    Por favor, poderia me ajudar com o que escrever no corpo do email, para enviar meu curriculo para esse escritorio que não esta com vaga anunciada?

    Obrigada!

  62. Elisama disse: - Responder

    Acredito que estas dicas são de extrema importancia quando se está enviando o currículo, pois é a partir deste momento que estaremos nos apresentando diante das empresas.
    As palavras descritas neste documento farão com que as pessoas nos identifiquem e sintam-se interessadas em nos conhecer pessoalmente.

  63. flavio disse: - Responder

    Boa tarde!

    Gostaria de dicas de texto para envio de currículos por e-mail.

    Grato

  64. lucas disse: - Responder

    O problema é que a necessidades que nos obrigam a dar tiro em todos os lados.
    As vezes é difícil fixar em um ponto só e aguardar ,aquele que analisa o currículo devia entender isso.

  65. Laís disse: - Responder

    Olá!
    Seria ruim eu enviar e-mails para empresas que não estão/não tenho certeza se estão contratando? Algo como: Sou estudante e estou a procura de uma oportunidade de estágio etc.

  66. Thiago disse: - Responder

    Boa Tarde.

    É quando uma empresa pede pra gente deixar uma msg, mesmo pedindo o currículo em anexos, e nele já consta uma msg, o que deve colocar ? uma msg pessoal ? ou uma msg que gosto muito ? ou uma msg referente a vaga ?

  67. Dete disse: - Responder

    Olá!!

    Gostaria de saber se você passou por 3 etapas da empresa a última com o diretor e eles pediram para aguardar pela resposta e já fazem 20 dias e nada de um retorno,então minha dúvida é…posso estar ligando ou enviando email para saber sobre o andamento ou isso quer dizer que não foi contratado,ou como dizem ansiedade pode atrapalhar em processo..

    Essa é minha dúvida.
    Obrigada

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.


Warning: fopen(/home/pontomar/bkp/wp-config.php) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 20

Warning: filesize() [function.filesize]: stat failed for /home/pontomar/bkp/wp-config.php in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fread(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fclose(): supplied argument is not a valid stream resource in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 22

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: Access denied for user 'pontomar'@'localhost' (using password: NO) in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 43
ss