Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Consumidor.gov.br: serviço que resolve problemas de consumo

Consumidor.gov.brQuem nunca se estressou com algum problema relacionado a um produto ou serviço? Seja um celular novo, um restaurante ou a tv a cabo, todos nós temos pelo menos uma história de algo que compramos e não atendeu às nossas expectativas, por defeito ou mal fornecimento. Mas não basta esse transtorno, o pior vem depois: o processo de reclamação do problema. Infelizmente, há uma cultura das empresas brasileiras voltada para o foco na venda, em detrimento do pós-venda. A atenção e cuidado que o consumidor recebeu quando do momento da aquisição do produto ou serviço nem sempre é a mesma quando se trata de dar assistência a algum problema que o item comprado apresente. É uma situação que desestimula muita gente a comprar, principalmente pela internet.

Para diminuir os conflitos entre empresas e clientes o governo federal criou o serviço online Consumidor.gov.br. Este serviço permite que o cidadão faça suas reclamações através do site, economizando assim tempo, dinheiro e paciência. O governo se torna mediador nesse diálogo cliente-empresa, aproveitando para captar informações que serão importantes para elaboração de novas políticas públicas que melhorem as relações de consumo. Além disso, ao resolver as questões há o estímulo à competitividade entre concorrentes, e nisso quem ganha é o público em geral.

O Consumidor.gov.br é monitorado pelos Procons espalhados pelo país, como também pela Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, garantido a credibilidade e transparência em todo processo.

No site é possível fazer pesquisas sobre como as empresas estão se empenhando para resolver seus problemas com os consumidores. Eu pesquisei sobre a GVT, atual Vivo, e este foi o resultado dos últimos 30 dias. Até que não foi tão mal assim.

Consumidor.gov.br GVT

Você pode registrar uma reclamação no Consumidor.gov.br pelo smartphone ou tablet com facilidade. Depois de fazer a pesquisa pela empresa e receber um panorama dela, como mostrado acima, clique em Registrar Reclamação para ser direcionado a um formulário detalhado. Confirme os dados e então está iniciado o processo, que, segundo o vídeo abaixo, resolve 8 em cada 10 casos no máximo em sete dias. Novamente ponto positivo para o governo nessa questão.

Eu não conhecia essa ferramenta digital para o consumidor e agora vou usá-la sempre que me sentir incomodado com alguma empresa. E você, tem algo a reclamar? Já usou o Consumidor.gov.br? Tem atualmente algum problema com empresa? Conta nos comentários!

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

Deixe uma resposta