Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

F-commerce: estratégia para vendas online no Facebook

Por Paulo Gomes¹

F-commerce é um conceito novo em vendas online através de lojas virtuais dentro da rede social Facebook. Nos EUA e Europa sua força já foi comprovada como grande auxiliar nas vendas. Em pouquíssimo tempo houve uma verdadeira explosão de lojas no Facebook, graças a sua popularidade com a maior rede social do mundo.

Os números do Facebook são animadores, sem dúvida é a rede social em maior expansão no Brasil. O Orkut, que outrora reinou sozinho no público brasileiro, perde cada vez mais sua força no único mercado que ainda domina.

Apesar de sua grande expressão em anos anteriores, o Orkut sempre foi uma rede “engessada”, que não permitia à terceiros desenvolver aplicações mais elaboradas para complementá-la. O Facebook pensa de maneira completamente diferente e incentiva a criação de aplicativos cada vez mais complexos. O Facebook está mais receptivo com empresas, permitindo a criação de páginas personalizadas, diferenciando dos perfis pessoais de usuários.

Para ter uma loja no Facebook não é necessário que você tenha uma loja virtual. Um f-commerce é a grande oportunidade de entrar no mundo das vendas online, pois possui muitos elementos facilitadores em relação ao e-commerce tradicional:

  • Relacionamento: Esse é o principal fator para realizar vendas, seja online ou não. É sempre preciso criar um relacionamento, mesmo que seja por um breve momento. E o melhor lugar para relacionamento online é em uma rede social;
  • Personalização: Com o uso do plugin social do Facebook é possível personalizar seu f-commerce de acordo com o usuário que visitá-lo. Que tal um “Olá ‘fulano'” para seu visitante? Em que outro ambiente você pode saber o nome do seu potencial cliente sem conhecê-lo? Chamar seu cliente pelo nome trará uma proximidade entre sua empresa e ele;
  • Divulgação: 56% dos links compartilhados no mundo são feitos pelo Facebook. Pela facilidade, as chances de que algum produto ou até mesmo o seu f-commerce sejam compartilhados são grandes. E as vantagens não param por aí, pois pesquisas já nos mostraram que clientes compram mais produtos indicados por amigos que anunciados por empresas.

Uma das estratégias do e-commerce é o s-commerce (social-commerce), que explora a participação dos clientes nas lojas virtuais através de votação e comentários. Dentro do Facebook essa participação poderá ser expandida para o círculo de amigos do cliente, não ficando restrita apenas à sua loja.

Já existem f-commerces desenvolvidos para o mercado brasileiro, mas as opções são poucas e limitadas. Atualmente estudo o desenvolvimento de uma interface para f-commerce, um dos maiores desafios é em relação ao espaço limitado. Algo que permita ao lojista uma maior flexibilidade de configuração e que traga uma experiência mais rica para o cliente.

Veja um vídeo de demonstração do projeto:

¹Paulo Gomes é publicitário há 16 anos, programa desde os 11 anos e foi  eleito o melhor Twitter de Design em 2011 pelo Shorty Awards.

Sobre o(a) autor(a)

Este artigo foi feito por um(a) autor(a) que quis divulgar seu trabalho através do nosso blog. Se você também gostaria de escrever para o Ponto Marketing ou quer indicar alguma pauta, mande um e-mail para pauta@pontomarketing.com.

6 Comments

Deixe uma resposta