Amostras grátis como estratégia de marketing

Por Carla Dias

O que leva um consumidor a deixar de usar um produto que usa há anos para usar um recém-lançado no mercado? Baseado nesse desafio, muitas empresas brasileiras estão investindo em algo que no mercado americano já é usado pela maioria das empresas: o marketing da experimentação. A idéia é fazer o consumidor experimentar o seu produto, e tirar suas próprias impressões sobre ele, e assim induzi-lo a compra.

Algumas empresas, antes mesmo do lançamento, convidam alguns possíveis clientes para experimentar seus produtos. Através de empresas de pesquisas de mercado, os consumidores recebem o produto, experimentam muitas vezes em reuniões, trocam opiniões e tudo é gravado e entregue a empresa. Assim, pode-se fazer as últimas alterações e adaptações antes do produto chegar ao mercado.

Mas quando a empresa já tem seu produto no mercado, entra a estratégia das amostras grátis para conquistar mais clientes. Porém, no Brasil, o que se vê é uma estratégia fraca na hora de entregar as amostras. Contrata-se uma equipe que entrega as amostras em estações de metrô, na rua ou em supermercados, acreditando que assim estão entregando ao público ideal. Dessa forma é impossível saber até que ponto a amostra grátis entregue realmente conquistou aquele possível cliente.

Pensando nisso, em 2006 a administradora de empresas Camila Almeida criou o site amostrasgratis.org. Através do site, qualquer consumidor pode pedir amostras grátis dos produtos que tem interesse. O cliente precisa se cadastrar no site da empresa fornecedora e registrar seus dados de contato, como endereço, telefone e email. Assim, a empresa, após enviar as amostras grátis para o consumidor, pode entrar em contato com ele para saber da sua experiência com o produto, contato que inexistia quando se entrega da forma antiga.

Recentemente, foi veiculado através do site um formulário para receber amostras grátis de uma marca de sabão líquido para lavar roupas. O mercado brasileiro nessa área é basicamente de sabão em pó. A empresa fornecedora enviou embalagens de 400ml do produto para os cadastrados. A área de marketing do site entrou em contato com leitores que tinham pedido a amostra grátis, e o resultado foi impressionante. De 128 entrevistados, 88% usavam sabão em pó e depois de usarem a amostra, 89% informaram que passariam a usar a versão líquida.

Embora algumas empresas ainda não acreditarem no poder de conquista das amostras grátis, em 2010 várias empresas lançaram grandes campanhas para enviarem suas amostras. Isso prova que o mercado brasileiro está encontrando uma nova visão sobre as amostras grátis, estreitando a relação com o consumidor e abrindo um canal não só para a experimentação, mas também para ouvir a opinião de seus clientes.

Carla Dias é atleta, viciada em internet, fóruns, chats e principalmente blogs, mas gosta de internet com conteúdo, com aprendizagem. Está no Rio de Janeiro para estudar e trabalhar e ano que vem começa o curso de administração de empresas.

Bônus:

Se você ficou doido para ter mais amostras grátis, seguem alguns outros sites do ramo:

Sobre o(a) autor(a)

Este artigo foi feito por um(a) autor(a) que quis divulgar seu trabalho através do nosso blog. Se você também gostaria de escrever para o Ponto Marketing ou quer indicar alguma pauta, mande um e-mail para pauta@pontomarketing.com.

3 comentários

  1. Alex disse: - Responder

    Seria bom que pudessemos testar todos os produtos antes de comprar… pena que a maioria das empresas só pensa no lucro e nao no consumidor.

  2. Prova disso são as lojas que seguem o conceito tryvertising (experimentar produtos antes que os mesmos sejam lançados no mercado). No meu blog fiz um artigo sobre isso. Passem lá quando puder! http://www.zaggodesign.wordpress.com

    Abraços!

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.


Warning: fopen(/home/pontomar/bkp/wp-config.php) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 20

Warning: filesize() [function.filesize]: stat failed for /home/pontomar/bkp/wp-config.php in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fread() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 22

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: Access denied for user 'pontomar'@'localhost' (using password: NO) in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 43
ss