Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

Dicas e técnicas de e-mail marketing

Várias dicas de E-mail marketingO E-mail Marketing é uma das técnicas de divulgação mais eficientes hoje em dia. Afinal de contas, é possível alcançar uma grande quantidade de pessoas com um investimento baixo, principalmente se comparado aos custos das mídias mais tradicionais. A recepção dos consumidores é razoavelmente boa, principalmente para negócios digitais.

Mas o e-mail marketing também pode esconder algumas ciladas. O investimento baixo e a facilidade de se fazer este tipo de divulgação faz com que muitos empresários exagerem no envio ou acabem não conseguindo passar a mensagem que realmente gostariam para seus consumidores ou prospects. A má utilização da ferramenta pode facilmente fazer com que o tiro saia pela culatra.

Confira algumas dicas para saber como lidar com este tipo de publicidade.

E-mail Marketing X Spam

O primeiro e mais importante cuidado que o empresário ou responsável pelo marketing de uma empresa devem tomar está relacionado a quantidade e a qualidade das mensagens que são enviadas pelas pessoas. O Spam é uma prática que fere as normas e os princípios de boa conduta digital, além de passar uma mensagem negativa da empresa. Certifique-se de enviar e-mails apenas para os clientes que solicitaram isso, da mesma forma que não envie uma grande quantidade de e-mails ou mensagens com assuntos que não estejam diretamente relacionados aos negócios de interesse dele.

Cuidado com a mensagem

O e-mail marketing é uma ferramenta de divulgação digital e portanto precisa respeitar as regras e limitações que a internet oferece em determinada situações. Este tipo de e-mail nunca deve conter anexos que vão pesar na caixa de mensagens do cliente (apesar dos
webmails estarem cada vez mais comuns, ainda existe uma grande parcela das pessoas que usam programas que baixam as mensagens para o computador).

O uso excessivo de imagens no corpo da mensagem também deve ser evitado. O ideal é que a formatação do e-mail obedeça as regras de edição em HTML para facilitar a leitura dos usuários.

Segmentação

É muito importante que os usuários e gerentes de marketing aprendam a segmentar os seus contatos. A técnica deve ser utilizada principalmente para as empresas grandes, mas também pode ser feita nas que possuem um mailing mais restrito. Com a segmentação será possível enviar uma mensagem mais eficiente para a pessoa, com uma maior chance de conversão.

A segmentação pode ser feita de diversas formas, dividindo os contatos entre homens e mulheres, dividindo por faixa etária, por gostos, interesses etc. Os grandes sites do varejo eletrônico estão adotando a técnica de enviar mensagens com ofertas específicas para
as pessoas que procuraram por produtos semelhantes. Este é um exemplo de técnica de segmentação que dá um bom resultado.

Marketing de relacionamento

Não esqueça que o e-mail marketing também é uma excelente forma de se fazer marketing de relacionamento. Portanto envie e-mails para seus clientes no dia do aniversário, datas especiais, etc.

Sobre o autor: Guilherme Coutto é Consultor de SEO e Marketing Digital, Publicitário, técnico em Programação Web. Mora no Rio de Janeiro e é dono do blog MarketingDigitalDicas.com.br.

Fonte da imagem: Bluleadz

Sobre o(a) autor(a)

Este artigo foi feito por um(a) autor(a) que quis divulgar seu trabalho através do nosso blog. Se você também gostaria de escrever para o Ponto Marketing ou quer indicar alguma pauta, mande um e-mail para pauta@pontomarketing.com.

One Comment

Deixe uma resposta