Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

SAIBA O QUE É MARKETING DE EMBOSCADA E CUIDE PARA NÃO SER PEGO!

O Marketing de Emboscada te pegou e você nem percebeu!Em um post passado falamos sobre Marketing de Guerrilha para os que não têm intimidade com os termos de mercadologia. Agora é a vez de falar sobre outra modalidade, que geralmente anda ao lado da guerrilha: o Marketing de Emboscada. Acho válido compartilhar desses termos e novidades sobre o marketing porque, como vi em vários casos, muitos dos micro ou pequenos empresários não têm a mínima noção do que é marketing, o que o compõe e como ele pode lidar com essa ferramenta de gestão. Todos os gestores, querendo ou não, usam do marketing. A diferença é que os que o usam concientemente e estrategicamente ganham muito mais que os que o fazem sem querer. Portanto, segue mais uma modalidade que pode ser usada pelo pequeno empreendedor.

Emboscada? Como assim?

Marketing de emboscada são os esforços de marketing voltados a aproveitar estrategicamente as ações, geralmente eventos, iniciadas por outras empresas ou entidades, ganhando parte da notoriedade proporcionada por essas ações, porém com um custo bem menor que o que tiveram os orgnaizadores do evento. Um exemplo dado pelo Blog de Guerrilha diz o seguinte:

… a emboscada (ou ambush) é uma festa onde alguém convida muitas pessoas e faz um esforço tremendo para lhes fornecer boa comida e bebida. Mas, de repente, enquanto os convidados conversam tranquilamente, alguém que não tem nada a ver com a organização faz algo que chama muito a atenção das pessoas, virando assunto e levando os créditos pela organização da festa.

Serve para as micro ou pequenas empresas?

Na maioria das vezes, ações de emboscada são realizadas por empresas de médio ou grande porte, pelo fato das mesmas estarem sempre antenadas com os acontecimentos do momento e buscarem tirar proveito deles. Contudo, se o pequeno empresário dedicar certo tempo para se informar do que está acontecendo de interessante em sua cidade, pode também entrar nessa onda. Empresas de pequeno porte podem, usando sua criatividade e inteligência, pegar carona nos orçamentos das grande e tirar uma casquinha lucrativa.

Gostei, quero saber mais sobre emboscadas

Certo, então veja alguns dos links abaixo listados:

Agora que você já tem noção dessa modalidade, use a cuca e prepare a melhor emboscada para seus clientes!

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

2 Comments

Deixe uma resposta