Download!Download Point responsive WP Theme for FREE!

FGTS: 50 anos protegendo o trabalhador

FGTS faz 50 anosO Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o conhecido FGTS, faz em 2016 50 anos garantido a assistência fundamental que todo trabalhador merece. Criado em 13 de setembro de 1966, o FGTS protege o trabalhar que é demitido sem justa causa. Em tempos de crise, quando milhares de pessoas perderam seus empregos justo no momento em que mais precisavam, receber o valor retido no FGTS é um alívio enquanto procuram se recolocar no mercado de trabalho.

Além da função fundamental de auxiliar ou mesmo desestimular a demissão do trabalhador, o FGTS também pode ser retirado pelo ele quando ocorrem situações extremas, como catástrofes naturais ou desastres grandes, como a tragédia em Mariana, MG, onde o fundo serviu para amenizar o sofrimento e prejuízo dos moradores da cidade. Outra vantagem do FGTS: com ele o trabalhador pode financiar a casa própria, seja nova ou usada, ou sua construção, reforma e ainda quitação do financiamento do imóvel. Sem isso o sonho de ter um imóvel próprio ficaria mais distante de ser realizado.

É claro que se o fundo não for usado em nenhuma das situações citadas, será sacado pelo trabalhador quando se aposentar. Nada mais justo depois de tantos anos de contribuição. Isso porque, logicamente, o direito é garantido apenas para o trabalhador formal, de carteira assinada, cuja a empresa recolha corretamente essa contribuição.

Apesar do atual panorama econômico do Brasil, o trabalhador brasileiro ainda é um dos que mais possui direitos conquistados após anos de reivindicações. O Fundo de Garantia, o auxílio-maternidade, o adicional de férias e o décimo-terceiro salário, entre outros direitos trabalhistas, fornecem ao cidadão recursos para ter uma vida mais digna e confortável.

Muita gente não confere o extrato do FGTS com frequência (eu me incluo nesse meio). É importante conferir se os valores estão sendo recolhidos corretamente, principalmente já houve casos de atraso ou não recolhimento de parcelas do fundo pela sua empresa. É dever do trabalhador certificar-se de que seus direitos estão sendo cumpridos da forma correta.

O Governo Federal lançou o vídeo abaixo sobre os 50 anos do FGTS. Confira e não deixe de recorrer a ele sempre que necessário, é um direito seu!

Sobre Gabriel Galvão

Administrador habilitado em marketing, consultor de marketing, desenvolvedor de sites e blogs, editor do blog e palestrante.

Deixe uma resposta