Redes sociais: aumente sua rede de contatos profissionais

Por Camila Carrano

Antigamente, a maioria das indicações de trabalho eram feitas através de amizades, ou dos chamados “QIs” (quem indica), para determinados cargos nas empresas. Era necessário conhecer as pessoas certas para que essas transações profissionais fossem efetuadas e se conseguisse um bom emprego. Hoje em dia, as redes sociais facilitam isso tudo.  Através de interações bem feitas, você está apto a ter os contatos certos e conseguir as tão desejadas indicações.

No entanto, é preciso saber utilizar as redes sociais para que isso ocorra, afinal, da mesma forma que possui o lado positivo de abrir várias portas, também tem seu lado negativo, no qual, com apenas algumas ações, todo o seu esforço  para conquistar os melhores contatos pode acabar por ruir.

Então aqui vão umas dicas, obtidas no maior blog sobre redes sociais: o Mashable!

1. Conheça suas plataformas

É necessário saber usar suas plataformas de redes sociais, afinal elas são utilizadas de formas diferentes, tendo tipos de relações diferentes em cada uma. Algumas pessoas utilizam o Facebook para uma coisa mais pessoal, o Linkedin, totalmente profissional, e o Twitter, o meio termo entre os dois. Não importa a forma de utilização, é necessário compreender os tipos de ligações que se buscam nelas. Lembrando que se você tem um ex-chefe, ou amigos da sua última empresa por exemplo, não deve se fazer comentários pejorativos sobre eles. Saiba com quem está falando e seu público, e trate sua vida com organização e discernimento em suas ações, afinal, um comentário errado te leva a perder tudo.

2. Customize Tudo

Deve-se personalizar todas as comunicações enviadas em redes sociais. Isso mostra que você valoriza a sua ligação única com o receptor. Não é apenas por você estar usando o computador como ferramenta para ter suas relações que você deve agir como um. Valorize seus contatos e não mande mensagens padrão para todos. Faça-os sentir que estão lidando com um ser humano, inclusive saiba dar as recomendações certas no Linkedin por exemplo. Se você não tem confiança suficiente em uma pessoa, faça perguntas e seja honesto, afinal é uma ação sua também dentro da rede.

3. Leve suas relações para o off-line também

Quando possível geograficamente, marque encontros para conhecer as pessoas que você possui interações. Hoje em dia é muito comum encontros do Twitter, ou em eventos de socialização em happy hours. São formas de não apenas conhecer aquela pessoa que você segue pessoalmente, mas também mostrar que você é alguém com as mesmas afinidades. Muitas vezes nosso jeito na internet não expressa exatamente como somos no dia-a-dia. É de grande importância uma transparência tanto no mundo online quanto offline.

Caso seja impossível pelas distâncias geográficas, amplifique suas redes de contatos através de interações que se possam se conhecer melhor, como Skype ou MSN. Se possível, utilize webcam para esses encontros.

4. Saiba agradecer

Saiba mostrar apreciação quando alguém faz algo de bom para você online. Quer se trate de respostas para algumas perguntas suas, um retweet de um link para seu blog, ou até mesmo quando te apresentam alguma pessoa que possua a mesma afinidade profissional que você – é sempre bom expressar a sua gratidão. É especialmente importante para o seguimento após alguém ter dado conselhos. As pessoas gostam de se sentir úteis, de modo que eles saibam que seu conselho foi útil para você.

Rede de contatos profissionais  são uma via de mão dupla. Além disso, no final é a sua reputação e suas ações que irão contar.

Leia mais artigos da Camila Carrano

Sobre Camila Carrano

Estudante de Comunicação e Marketing do Centro Universitário de Brasília, estudiosa dentro das mídias sociais e busca a integração das áreas da comunicação.

6 comentários

  1. Priscilla disse: - Responder

    “Algumas pessoas utilizam o Facebook para uma coisa mais pessoal, o Linkedin, totalmente profissional, e o Twitter, o meio termo entre os dois.”

    Melhor explicação que já li até agora sobre as redes!

    Esse item 4 é perfeito. “Saiba agradecer”. Talvez esteja aí a chave do sucesso de muitas pessoas, porque às vezes não basta só ser competente, tem que ter algo a mais, gratidão, saber retribuir. Num mundo onde as pessoas só querem saber de si, dar atenção e espaço ao outro é imprescindível.

    bju

    • Priscilla,

      Fico muito feliz em saber que gostou do artigo.

      Agradecer é um dos segredos para ter e conservar bons relacionamentos, seja dentro ou fora das redes sociais. Pena que nem todos reconhecem isso…

      Abração e sucesso!

  2. [...] de si. Trate de assuntos que possam interessar a muitas pessoas. Só assim poderá fazer com que seus contatos nas redes sociais vejam em você pontos semelhantes [...]

  3. [...] uma pessoa são a inteligência emocional, o senso ético, a capacidade de trabalhar em equipe, o network criado e as experiências pessoais. Tudo isso pode contar pontos positivos para que uma pessoa seja [...]

  4. [...] uma pessoa são a inteligência emocional, o senso ético, a capacidade de trabalhar em equipe, o network criado e as experiências pessoais. Tudo isso pode contar pontos positivos para que uma pessoa seja [...]

  5. Muito bom artigo, assim como todos no site.
    Mas por mais incrível que pareça,o maior erro das pessoas e empresas é, não ser social nas redes sociais. Sem isso não adianta seguir estratégia de marketing nas mídias sociais ou elaborar grandes campanhas. Por isto antes de qualquer coisa, seja social.

Deixe uma resposta




Marque para ser avisado de novos comentários via e-mail. Você também pode se inscrever sem comentar.


Warning: fopen(/home/pontomar/bkp/wp-config.php) [function.fopen]: failed to open stream: No such file or directory in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 20

Warning: filesize() [function.filesize]: stat failed for /home/pontomar/bkp/wp-config.php in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fread() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 21

Warning: fclose() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 22

Warning: mysql_connect() [function.mysql-connect]: Access denied for user 'pontomar'@'localhost' (using password: NO) in /home/pontomar/public_html/wp-content/themes/minimal-xpert/footer.php on line 43
ss